Fim de uma era: Ford encerra a produção global de hatch após 27 anos

Ford encerra a produção global do Focus após 27 anos. Entenda a nova estratégia da montadora focada em SUVs e eletrificação e saiba se o nome Focus pode voltar como um SUV híbrido em 2027.

Ford Focus, um nome que ressoou fortemente nas estradas, especialmente no Brasil entre 2000 e 2019, encerrou oficialmente sua jornada de 27 anos no mercado automotivo. A última unidade do hatch médio saiu da linha de montagem em Saarlouis, Alemanha, no dia 15 de novembro, simbolizando o adeus a um modelo que ajudou a definir a categoria de hatches médios em escala global.

Ford encerra a produção global de hatch após 27 anos

O encerramento da produção do Focus não é um evento isolado, mas sim um reflexo da nova orientação estratégica da Ford. Em comunicado à imprensa europeia, a montadora confirmou que a decisão faz parte de um foco renovado em segmentos mais lucrativos e de maior crescimento: SUVs, picapes e veículos eletrificados.

Essa mudança de rota já havia aposentado outros modelos de grande prestígio da marca, como Fiesta, Ka e Mondeo. Segundo a Ford, o Focus já não oferecia a rentabilidade necessária dentro do planejamento futuro, com a companhia direcionando seus recursos para “plataformas de próxima geração que prometem inovação e maior crescimento”.

Ford Focus sairá de produção após 27 anos – Foto: Divulgação

O movimento da Ford em fechar praticamente todo o seu ciclo de hatches na Europa ilustra a transformação do mercado, marcada pela queda generalizada no interesse por carros compactos tradicionais.

Focus Pode Voltar, Mas em Novo Formato

Apesar da despedida, o nome “Focus” pode ter uma sobrevida, mas em um novo formato. Rumores apontam que a Ford planeja lançar um SUV médio híbrido e elétrico em 2027. Este novo veículo ocuparia a lacuna entre os modelos Puma e Kuga no mercado europeu e seria produzido em Valência, na Espanha.

Relatos sugerem que o futuro modelo poderá compartilhar componentes com a próxima geração do Kuga/Escape, utilizando uma plataforma multienergia que permite a adoção de motores a combustão, híbridos e elétricos puros.

O adeus ao Focus marca o encolhimento de um segmento que já está em retração: o dos hatches médios. Na Europa, o Volkswagen Golf permanece como o principal representante. No Brasil, o nicho se tornou restrito a modelos de nicho, esportivos ou de luxo, como o Golf GTI, Toyota GR Corolla, Honda Civic Type R, Audi A3, Mercedes Classe A, e o BMW Série 1.

Para os proprietários atuais, a montadora garante que peças, manutenção e suporte continuarão disponíveis.

Leia aqui: Ford anuncia retorno estratégico com novo SUV “Focus” com promessa de ser acessível

Qual sua melhor lembrança com o Focus? Compartilhe nos comentários!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.