A Califórnia é um dos estados mais avançados em termos de mobilidade elétrica nos EUA. Hoje, 25, uma medida será votada com a intenção de eliminar os carros a gasolina a partir de 2035; confira os detalhes!
O fim está próximo? Califórnia votará para o fim dos carros a gasolina
Muito se fala na expansão dos carros eletrificados, o que envolve os 100% elétricos, bem como os híbridos e suas demais categorias. No entanto, como consequência, o futuro também prevê uma redução significativa da frota de carros a gasolina e demais combustíveis fósseis.
Tal fim já é previsto em diversos locais ao redor do globo, como na Europa, por exemplo. Em terras americanas, a agência ambiental California Air Resources Board, a CARB, vota hoje sobre o fim das vendas de carros com motor a combustão a partir de 2035.
VEJA TAMBÉM
Caso a medida seja aprovada, ela poderá ser repetida em outros estados do país, que também seguem os regulamentos da CARB.
Em entrevista à CNN local, um dos membros da agência, Daniel Sperling, afirmou que a proposta tem grandes chances de ser aprovada no estado.
“[A aprovação] É a coisa mais importante que a CARB já fez nos últimos 30 anos. É importante não só para a Califórnia, como também para o país e para o mundo”, afirmou ele.
Processo implementado de forma gradativa
A proposta visa extinguir as vendas de carros a combustão de forma gradativa, com início em 2026. Nesse período 35% dos carros comercializados devem ser eletrificados. O percentual aumentará para 51% em 2028 e 68% em 2030.
Além disso, a proposta afirma que 20% desses veículos podem ser híbridos plug-in. Por fim, a partir de 2035, a venda de carros no estado permitirá apenas a comercialização de veículos 100% elétricos.
Demais estados podem usar a Califórnia de exemplo
É válido ressaltar que em um cenário onde a proposta é aprovada, demais estados podem seguir o exemplo e também aderir ao processo de eletrificação, uma vez que outros 17 estados seguem as medidas ambientais determinadas pela CARB. Entre os principais nomes está New York, Pennsylvania, Washington, New Jersey e Colorado.
Crescimento dos elétricos é um futuro certo
É válido lembrar que a Ford, uma das marcas mais tradicionais do setor no país, vai demitir cerca de três mil funcionários dos Estados Unidos e Canadá. De acordo com informações da revista Fortune, grande parte dos colaboradores atuam em projetos de carros a combustão.
A marca visa investir de maneira mais agressiva no segmento de elétricos, e assim como ela, outras montadoras já se comprometeram e divulgaram planos de como a eletrificação se fará presente no portfólio daqui alguns anos.
Seja através de estratégias das marcas, bem como de leis estaduais, os veículos eletrificados estarão cada vez mais presentes no cotidiano.
Com informações: AutoNews