Fiat vai parar de fazer carros cinzas e pratas! Essas são as novas cores

A Fiat recentemente afirmou que vai retirar do portfólio os carros cinzas e pratas, e assim apostar apenas em cores “mais vivas”. Na ocasião, o CEO da marca, Olivier François, participou de um anúncio em forma de comercial de vídeo em que afirmou: “o mundo não precisa de outro carro cinza”.

Fiat carro laranja
Carros cinzas e pratas serão banidos da Fiat na Europa. Foto: Divulgação

Fiat vai mesmo parar de fazer carros cinzas e pratas?

Sim, pelo menos lá na Europa. A princípio, os modelos fabricados por aqui continuarão seguindo a paleta antiga. Isso não quer dizer que as novas cores também não devem chegar por aqui. 

No anúncio feito por François, a marca italiana enfatiza que vai dar prioridade a cores mais “vivas”, que refletem o DNA da marca

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“É hora de quebrar as regras: decidimos parar a produção dos carros da Fiat na cor cinza. Isso é desafiador e disruptivo, e visa reforçar ainda mais a liderança da Fiat como a marca da alegria, das cores e do otimismo. A Itália é o país das cores e, a partir de hoje, os carros da Fiat também”, disse ele.

O CEO ainda apresentou a nova paleta de cores com nomes bem interessantes:

  • Gelato white
  • Sicilia orange
  • Paprika orange
  • Passione red
  • Italia blue
  • Venezia blue 
  • Rugiada green 
  • Cinema black

Quase 70% dos carros brasileiros só têm 4 cores

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelam que realmente há menos carros coloridos nas ruas. Do total de carros em circulação no país 67% são das seguintes cores:

  • branca (21,2%);
  • preta (18,9%);
  • prata (16,8%);
  • cinza (10,2%).

A cor mais chamativa entre as mais adotadas pelos brasileiros é o vermelho, com 15,6% da frota. 

Outras cores, como azul, verde, bege e amarela são consideradas residuais e juntas detém 17% do total. 

E essa é uma tendência da América do Sul. De acordo com o levantamento da fabricante de tintas automotivas PPG, essas quatro cores são as mais presentes nos veículos: 

  • Branco (39%)
  • Prata (27%) 
  • Preto (12%)
  • Cinza (10%)

O motivo principal não é a preferência dos consumidores, mas sim a demanda do mercado. Em entrevista ao Auto Papo, Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, enfatiza que as tonalidades são predominantes porque o mercado as considera mais comerciais. 

“As pessoas compram pensando em qual cor será mais fácil para revender o carro. Por isso, elas optam por branco, preto, prata e cinza”, resume.

Outro ponto que dificulta a venda de modelos coloridos é o tempo de espera por um 0 km, uma vez que os estoques das concessionárias nem sempre contam com unidades de cores mais vibrantes. No máximo, um vermelho.

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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