Fiat Toro e SUVs da Jeep ganham novo motor híbrido

Stellantis confirma motor híbrido leve para Fiat Toro e SUVs da Jeep em 2026, com foco em desempenho e eficiência com etanol.

Stellantis acaba de confirmar que a Fiat Toro e alguns SUVs da Jeep ganharão um novo motor híbrido a partir de 2026. Ao que tudo indica, a atualização faz parte dos investimentos da fabricante na fábrica de Goiana (PE).

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Conheça os detalhes do novo motor híbrido da Stellantis

A Stellantis prepara uma nova motorização híbrida leve para equipar a nova de linha modelos como Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Commander.

O sistema, chamado T270 Hybrid e-DCT, une o motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros ao suporte elétrico de 48 volts, com o objetivo de entregar mais desempenho e eficiência.

Em detalhes, esse conjunto inclui um motor elétrico adicional com potência de 30 cv e torque de cerca de 8 kgfm. Diferente do sistema de 12V usado em modelos como Pulse e Fastback, o novo híbrido permite pequenas acelerações com tração exclusivamente elétrica.

Outro diferencial é o câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas, que substitui o tradicional câmbio automático epicíclico. A caixa garante trocas rápidas e suaves, o que otimiza o uso da energia elétrica e contribuindo para uma condução mais econômica.

Vale destacar ainda que o sistema usa baterias de íons de lítio com capacidade de 0,9 kWh, instaladas sob o banco do motorista. Além disso, os modelos contarão com o modo “coasting”, que desativa o motor em certas condições para reduzir o consumo.

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Quando a Stellantis vai implementar a nova motorização híbrida?

Segundo as informações divulgadas pela Stellantis, o início da produção da nova motorização híbrida foi confirmado para 2026. Os novos veículos sairão da linha de montagem da fábrica de Goiana (PE), que passou por um ciclo de investimentos no valor de R$ 13 bilhões.

A unidade recebeu estrutura para integrar novas tecnologias e adaptar os modelos à eletrificação.

Por fim, o plano da Stellantis contempla:

  • 6 lançamentos até o fim do ciclo atual

  • Entrada de uma nova marca na produção nacional

  • Preparação das plataformas para eletrificação gradual

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Vitória Marques
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