Fiat Toro Abarth? Marca revela se picape será o terceiro modelo esportivo no Brasil
Novidade chegando? Fiat Toro não será o próximo Abarth no Brasil, mas nova aposta já está sendo cotada. Entenda
Fiat Toro e Abarth na mesma frase despertam a imaginação de muitos fãs da marca italiana. Com Pulse e Fastback já devidamente transformados sob o símbolo do escorpião, restava apenas um modelo para completar o trio prometido pela Fiat no Brasil. Seria a Toro a próxima a ganhar essa pegada esportiva?
A resposta, infelizmente para os amantes da picape, é um sonoro “não”. E essa negativa vem diretamente da própria Fiat.
Acompanhe o Garagem360 e veja quais são os planos da Abarth e qual modelo deve ser o próximo esportivo da marca!
Fiat Toro será o próximo Abarth brasileiro?
Durante a apresentação da nova linha 2026 da Fiat Toro, Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat América do Sul, foi direto ao ponto: a picape não está nos planos da divisão Abarth.
Segundo ele, o modelo não se encaixa no perfil esportivo visado pela marca para seus lançamentos mais recentes. Apesar disso, especulações sobre como seria uma Toro Abarth não param.
Técnicos sugerem que o motor mais compatível com essa ideia seria o 2.0 Hurricane de 272 cv, hoje presente na Ram Rampage. No entanto, o investimento em ajustes de direção, suspensão e emissões tornaria o projeto custoso demais para algo de nicho.
Qual modelo pode ser o terceiro Abarth no Brasil?
Com a Fiat Toro fora do jogo, a pergunta que fica no ar é: qual será o próximo modelo da Abarth no país? Hatches como Argo e Mobi estão praticamente descartados por causa da queda nas vendas e da proposta mais popular.
Nesse cenário, tudo indica que o novo substituto do Argo — o Fiat Grande Panda — pode ser o escolhido. Lançado inicialmente na Europa, o modelo tem perfil global e deve chegar ao Brasil em 2026 com outro nome.
O que sabemos sobre o Fiat Grande Panda?
A princípio, o futuro hatch compacto com “roupa de SUV” pode ter várias configurações interessantes para uma possível versão Abarth. Veja o que já se sabe sobre suas motorizações:
Motores aspirados
- 1.0 Firefly – até 75 cv e 10,7 kgfm;
- 1.3 Firefly – até 107 cv e 13,7 kgfm
Motores turbo
- 1.0 turbo flex – até 130 cv e 20,4 kgfm, com sistema híbrido de 12V;
- 1.3 turbo flex – até 185 cv e 27,5 kgfm, mesmo motor do Pulse Abarth
Contudo, essa última opção é a mais forte candidata para equipar a versão esportiva do futuro Panda, mantendo o DNA Abarth com uma entrega de desempenho mais “apimentada”.
Fiat Toro com motor esportivo ainda faz sentido?
A ideia de uma Toro Abarth é tentadora no papel, mas pouco viável comercialmente. A picape já possui versões com bom desempenho, como a equipada com o 2.0 turbodiesel, e sua proposta está mais voltada ao uso urbano misturado com robustez, não esportividade.
Além disso, o custo para adaptar a Toro às exigências de um modelo Abarth, com foco em performance e dirigibilidade, seria alto — especialmente com as novas regras de emissão no Brasil.
E você, gostaria de ver a Fiat Toro com o selo Abarth? Ou acha que a marca deve investir em outros modelos? Comenta aqui embaixo sua opinião com a gente!
Leia também: Ram “copia” Fiat novamente e lança picape chinesa; o que esperar
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.