Fiat Toro Abarth? Marca revela se picape será o terceiro modelo esportivo no Brasil

Novidade chegando? Fiat Toro não será o próximo Abarth no Brasil, mas nova aposta já está sendo cotada. Entenda

Fiat Toro e Abarth na mesma frase despertam a imaginação de muitos fãs da marca italiana. Com Pulse e Fastback já devidamente transformados sob o símbolo do escorpião, restava apenas um modelo para completar o trio prometido pela Fiat no Brasil. Seria a Toro a próxima a ganhar essa pegada esportiva?

A resposta, infelizmente para os amantes da picape, é um sonoro “não”. E essa negativa vem diretamente da própria Fiat.

Acompanhe o Garagem360 e veja quais são os planos da Abarth e qual modelo deve ser o próximo esportivo da marca!

Fiat Toro será o próximo Abarth brasileiro?

Durante a apresentação da nova linha 2026 da Fiat Toro, Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat América do Sul, foi direto ao ponto: a picape não está nos planos da divisão Abarth.

Fiat Toro Abarth

Foto: Imagem gerada por IA

Segundo ele, o modelo não se encaixa no perfil esportivo visado pela marca para seus lançamentos mais recentes. Apesar disso, especulações sobre como seria uma Toro Abarth não param.

Técnicos sugerem que o motor mais compatível com essa ideia seria o 2.0 Hurricane de 272 cv, hoje presente na Ram Rampage. No entanto, o investimento em ajustes de direção, suspensão e emissões tornaria o projeto custoso demais para algo de nicho.

Qual modelo pode ser o terceiro Abarth no Brasil?

Com a Fiat Toro fora do jogo, a pergunta que fica no ar é: qual será o próximo modelo da Abarth no país? Hatches como Argo e Mobi estão praticamente descartados por causa da queda nas vendas e da proposta mais popular.

Nesse cenário, tudo indica que o novo substituto do Argo — o Fiat Grande Panda — pode ser o escolhido. Lançado inicialmente na Europa, o modelo tem perfil global e deve chegar ao Brasil em 2026 com outro nome.

O que sabemos sobre o Fiat Grande Panda?

A princípio, o futuro hatch compacto com “roupa de SUV” pode ter várias configurações interessantes para uma possível versão Abarth. Veja o que já se sabe sobre suas motorizações:

Motores aspirados

  • 1.0 Firefly – até 75 cv e 10,7 kgfm;
  • 1.3 Firefly – até 107 cv e 13,7 kgfm

Motores turbo

  • 1.0 turbo flex – até 130 cv e 20,4 kgfm, com sistema híbrido de 12V;
  • 1.3 turbo flex – até 185 cv e 27,5 kgfm, mesmo motor do Pulse Abarth

Contudo, essa última opção é a mais forte candidata para equipar a versão esportiva do futuro Panda, mantendo o DNA Abarth com uma entrega de desempenho mais “apimentada”.

Fiat Toro com motor esportivo ainda faz sentido?

A ideia de uma Toro Abarth é tentadora no papel, mas pouco viável comercialmente. A picape já possui versões com bom desempenho, como a equipada com o 2.0 turbodiesel, e sua proposta está mais voltada ao uso urbano misturado com robustez, não esportividade.

Além disso, o custo para adaptar a Toro às exigências de um modelo Abarth, com foco em performance e dirigibilidade, seria alto — especialmente com as novas regras de emissão no Brasil.

E você, gostaria de ver a Fiat Toro com o selo Abarth? Ou acha que a marca deve investir em outros modelos? Comenta aqui embaixo sua opinião com a gente!

Leia também: Ram “copia” Fiat novamente e lança picape chinesa; o que esperar

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA