Fiat Pulse e Fiat Uno: novo SUV fará o mesmo sucesso do hatch?

Na última semana, a Fiat anunciou o lançamento de um carro inédito. O Fiat Pulse será o primeiro SUV da montadora vendido aqui no Brasil. Dentre seus principais pontos positivos, por exemplo,  destaque para o visual robusto, a tecnologia e o motor turbo.

E já está fazendo bastante sucesso, visto que 4 mil unidades foram vendidas em apenas 48 horas , a contar do lançamento. Mas, afinal, será o Pulse repetirá o mesmo sucesso de outros veículos da marca, como o Fiat Uno? Vamos conferir a seguir!

 

VEJA TAMBÉM

Fiat Pulse
Fiat Uno (Foto: Divulgação/Fiat)

Será que o Fiat Pulse poderá repetir o sucesso do Fiat Uno? Entenda!

Este é um número bastante expressivo. Mas será que já dá para medir o seu sucesso? A Fiat está no Brasil desde 1976, quando a fábrica de Betim-MG foi inaugurada. Desde então, vários sucessos de venda saíram de lá. Um deles é o compacto Uno.

Este surgiu na Itália em 1983 e em 1984 pousou em terras brasileiras com um projeto pouco diferente do modelo europeu. Oferecido inicialmente em uma versão de três portas, o custo-benefício era seu principais atributos.

Fiat Pulse
Fiat Uno (Foto: Divulgação/Fiat)

O modelo de quatro portas chegaria anos depois. Assim como a famosa versão Mille. Mas antes, ele ganhou as variações sedã (Fiat Prêmio), perua (Fiat Elba). Já em 2010, ele ganhou sua segunda geração, que trouxe um ar mais moderno para o carro. Sem falar dos motores 1.0 Evo e o Fire 1.4 (que seriam substituídos pelos propulsores 1.0 e 1.3 Firefly).

E este modelo ainda continua em linha, apesar de existir a expectativa que ele não passe de 2022. Ele está sendo oferecido na versão Attractive 1.0 e está custando a partir de R$ 64.990.

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)
Fiat Pulse
Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

De acordo com o site especializado “Reparação Automotiva”, foram comercializadas 3.2 milhões de unidades do modelo desde seu lançamento. O segundo carro mais vendido da história. E é este um dos pontos que o Fiat Pulse tentará superá-lo.

O novo carro da Fiat está em uma categoria bastante disputada. Hoje, boa parte dos carros 0km vendidos são SUVs. E como vimos o Pulse chega com bons atributos. Um deles é justamente o preço. Sua versão de entrada, Drive 1.3 manual, está custando R$ 79.990. Um pouco abaixo de outros carros. O mesmo é válido para sua versão com câmbio CVT (Drive 1.3 automático, que custa R$ 89.990).

Interior confortável e bom pacote de equipamentos

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

O Fiat Uno foi um carro que trouxe bastante inovações para época. Além da plataforma, ele era considerado um carro com um bom espaço interno. E estes são dois pontos que o Fiat Pulse se destaca. Ele foi fabricado sobre a nova plataforma MLA. Segundo a Fiat, sua carroceria tem 87% de aços de alta e ultra-alta resistência. Já sua distância entre-eixos é de 2.532 mm.

Um outro fator que pode fazer o modelo ser um sucesso é o que ele pode oferecer. Como vimos acima, a versão mais em conta do Pulse  possui um preço competitivo. E ele também pode conquistar pelos equipamentos oferecidos de série. Na versão Drive 1.3 manual, ele já vem de série com:

  • Faróis e lanterna em LED
  • Rodas de liga leve
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Central multimídia de 8,4 polegadas
  • 4 airbags
  • Controle de estabilidade
  • Sensor de estacionamento, entre outros
Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Sem falar que nas outras versões, ele pode encontrar bancos de couro, wireless charger, painel de instrumentos digital de sete polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, Fiat Connect Me, volante revestido em couro, câmera de ré e entre outros equipamentos.

Motorização inédita na marca

Fiat Uno Mille (Foto: Divulgação/Fiat)

Um outro fator que coloca o Pulse no mesmo patamar do Uno é o motor. Em 1990, a Fiat lançou seu primeiro carro 1.0 e foi chamado de Uno Mille. Ele foi um dos primeiros no mercado e fez bastante sucesso. Já o SUV será o primeiro carro a usar o 1.0 Turbo 200 Flex. Este propulsor pode produzir uma potência máxima de 130 cv a 5.750 rpm e torque de 200 Nm a 1.700 rpm.

Acoplado a uma transmissão CVT (sete marchas simuladas), ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (etanol). Ele não é o único 1.0 Turbo disponível no mercado, mas está entre os mais potentes.

Motor 1.0 Turbo do Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Seu consumo também é bom. Segundo a Fiat, ele pode fazer:

  • Cidade: 12 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol)

O Fiat Pulse pode, sim, fazer o mesmo sucesso do Uno; entenda!

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Por fim, respondendo a pergunta inicial, o Fiat Pulse chega para inovar o mercado. Assim como o pequeno hatch, ele possui um bom custo-benefício e traz um projeto bastante interessante. Sem falar de um conjunto mecânico moderno. Por isso, pode ser um dos grandes carros da história da Fiat do Brasil. Basta saber como será a recepção do público nos próximos anos.

Com informações de Fiat, Portal Carsughi e Automotive Business

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar