Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse

Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse. Veja como vai funcionar o sistema do hatch que era elétrico e agora vai ser híbrido.

A Fiat acaba de revelar novos detalhes sobre o aguardado novo 500 Hybrid, que promete tornar o icônico compacto italiano mais acessível e atraente para um público mais amplo na Europa.

Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse

Com lançamento oficial previsto para novembro deste ano, o modelo será produzido em Mirafiori, Itália, e surpreende ao incorporar uma motorização familiar aos brasileiros: o motor 1.0 Firefly, já presente no Fiat Mobi, Argo e Cronos, mas agora com o auxílio do sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) de 12V encontrado nos brasileiros Pulse e Fastback.

A decisão da Fiat em ajustar a atual geração do 500 para receber motorizações a combustão representa um movimento estratégico e, de certa forma, incomum. 

Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse - Foto: Divulgação
Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse – Foto: Divulgação

 

Originalmente concebido para ser um carro exclusivamente elétrico (o 500e), o baixo volume de vendas da versão elétrica – que custava o dobro de uma equivalente a gasolina – e o fim da produção do antigo 500 na Polônia, forçaram a marca a repensar sua estratégia. O novo 500 Hybrid nasce dessa adaptação, buscando um equilíbrio entre inovação e demanda de mercado.

Visualmente, o novo Fiat 500 Hybrid é quase idêntico ao modelo elétrico 500e. A principal diferença externa é a adição de uma discreta entrada de ar abaixo do logotipo “500” na dianteira, essencial para o resfriamento do motor a combustão. A plataforma, inclusive, é a mesma do 500e, mas adaptada para acomodar o tanque de combustível no lugar das grandes baterias.


Fiat 500 Hybrid interior - Foto: Divulgação
Fiat 500 Hybrid interior – Foto: Divulgação

Detalhes Exclusivos e Versões Diversificadas

Para marcar a estreia, a Fiat lançará uma versão especial chamada Torino, uma homenagem à região de produção (Turim, em italiano). Essa edição deverá contar com detalhes visuais e de acabamento exclusivos.

O novo Fiat 500 Hybrid estará disponível em diversas configurações, incluindo versões hatch de 2 ou 3 portas e com teto retrátil, assim como no modelo elétrico. O 500e, por sua vez, continuará sendo oferecido na Europa com suas opções de 95 cv e 118 cv.

Por dentro, o acabamento do 500 Hybrid deve receber novas padronagens e combinações de cores, enquanto o painel de instrumentos e a central multimídia terão layouts com funções e informações específicas para a versão a combustão. Outra novidade notável para quem busca uma experiência de direção mais tradicional é a presença da alavanca de câmbio convencional e do pedal de embreagem na versão manual.


Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse - Foto: Divulgação
Fiat 500 Hybrid ganha motor do Argo e sistema do Pulse – Foto: Divulgação

Coração Brasileiro e Preço Acessível

Sob o capô, o novo Fiat 500 Hybrid será equipado com o motor 1.0 Firefly aspirado, combinado ao sistema MHEV de 12V e uma bateria de 0,13 kWh. A motorização será apenas a gasolina e espera-se que a potência fique em torno de 70 cv, próximo aos 71 cv da versão brasileira com gasolina. O câmbio será um manual de seis marchas.

Com uma meta ambiciosa de produzir 100.000 unidades em Mirafiori a partir de 2026 (com 5.000 unidades previstas para este ano), a Fiat mira no novo 500 Hybrid como uma ponte para um público que ainda demonstra resistência aos carros 100% elétricos ou que considera o 500e muito caro.

A expectativa é que o preço do novo 500 Hybrid gire em torno de 17 mil euros (cerca de R$ 108 mil na cotação atual), tornando-o uma opção mais competitiva e acessível no mercado europeu.

O que você achou da estratégia da Fiat de trazer o motor Firefly e a tecnologia híbrida leve para o novo 500? Você acredita que essa versão faria sucesso no Brasil? Comente abaixo!

Leia também: Lula anuncia redução de IPI para carros sustentáveis com foco na produção nacional

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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