Prazo para o Refis 2025 prorrogado: Programa oferece até 100% de desconto em juros e multas de IPVA e ITCD

Uma ótima notícia para os contribuintes do Maranhão: o prazo de adesão ao Programa de Pagamento e Parcelamento de Créditos Tributários (Refis 2025) foi estendido até o dia 28 de novembro.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), visa facilitar a regularização de débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) gerados até o final de 2024. O programa oferece descontos substanciais em juros e multas, estejam as dívidas inscritas ou não na dívida ativa.

Prazo para o Refis 2025 prorrogado 

O Refis 2025 oferece duas modalidades de pagamento com condições altamente vantajosas:

Modalidade Desconto em Juros e Multas Prazo
Pagamento à Vista Até 100% Quitação imediata
Pagamento Parcelado 60% Em até 12 vezes

A Sefaz ressalta que o sistema aplica os descontos automaticamente, conforme a opção escolhida pelo contribuinte. Atenção: o benefício é válido apenas para débitos de 2024 e anos anteriores e não inclui multas de trânsito.

Prazo para o Refis 2025 prorrogado - Foto: Freepik
Prazo para o Refis 2025 prorrogado – Foto: Freepik

Valores Mínimos e Como Fazer a Adesão

Existem valores mínimos específicos para cada imposto no caso do parcelamento:

IPVA:

Motos: R$ 30 por parcela.

Outros veículos: R$ 100 por parcela.

ITCD:

Valor mínimo de R$ 500 por parcela.

Como aderir ao Refis 2025?

Adesão Online (IPVA): A forma mais rápida de aderir é pelo site da Sefaz (portal.sefaz.ma.gov.br), onde é possível emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE).

Adesão Presencial (ITCD Parcelado): Quem optar por parcelar o ITCD deve, obrigatoriamente, comparecer presencialmente a uma agência da Sefaz.

A prorrogação do prazo busca dar mais tempo para que os cidadãos maranhenses regularizem sua situação fiscal. A arrecadação, segundo a Secretaria, é fundamental, pois é revertida em serviços públicos essenciais para a população do estado.

Com a prorrogação do Refis 2025, você vai optar pelo desconto de 100% à vista ou pelo parcelamento em 12 vezes? Compartilhe sua estratégia para regularizar suas dívidas de IPVA ou ITCD!

Leia aqui: Pará isenta IPVA de carros elétricos de até R$ 150 mil e motos de baixa cilindrada

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp