Fiat 147 S500.000: primeiro modelo da marca no Brasil faz história até hoje

Fiat 147 S500.000: saiba todos os detalhes do primeiro modelo da marca italiana vendido no Brasil

O Garagem360 te convida para voltar à história, mais precisamente entre 1976 e 1986. Foi neste período que surgiu o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Fiat do Brasil. 

Mas, por que este carro foi tão importante para a indústria automotiva? Logo abaixo, você conhecerá todos os detalhes sobre o modelo. Confira!

Fiat 147 S500.000 fez história na indústria automotiva

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O modelo italiano desembarcou em terras tupiniquins recebendo diversos elogios. Entre eles, o ótimo espaço interno e a economia. Além disso, foi pioneiro em estabilidade, tirando o sono da concorrência. 

Leia também:

Consumo do combustível era um dos diferenciais do Fiat 147 S500.000

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O modelo italiano foi equipado com um motor 62 cv SAE* (55cv ABNT) a 5.200 rpm, 11,53 kgfm de torque a 3.000 rpm. Na pista, ele completava de 0 a 100 km/h em 18s12. Já a sua velocidade máxima, tinha um alcance de 139,535 km/h de velocidade máxima. 

De acordo com a Fiat, o seu consumo era de 6,95 km/l na cidade e 10,15 km/l na estrada. Naquele período, era um dos principais pontos fortes do modelo, que conquistou fama após lançar o primeiro motor a etanol fabricado no país. 

Além disso, o carrinho tinha um tanque de 38 litros de capacidade, enquanto a sua autonomia alcançava 385 km em estrada. Outro detalhe curioso é que o propulsor a etanol estava disponível para qualquer modelo da linha. 

Com todos esses atributos, o Fiat 147 S500.000 foi eleito, em 1978, o Carro do Ano pela Revista Auto Esporte.

Fiat 147 S500.000 lançou novas versões no mercado brasileiro 

Mais tarde, em 1979, a montadora apresentou ao mercado automotivo uma versão movida a Etanol. Com isso, lançou a linha com 1300 cilindradas. 

Fiat 147 S500.000 evoluiu ao longo do tempo

O carrinho italiano continuou fazendo história em meados de 1980. Ganhou novos reforços como cores, revestimentos em veludo monocromático e para-choques de plástico. 

Adicionalmente, recebeu retrovisor do lado direito e spoiler dianteiro do modelo Rallye. Além de tudo isso, o design não pode ser ignorado, uma vez que ficou mais moderno. 

Essa característica ganhou evidência, sobretudo em sua frente mais baixa, além dos faróis e grade inclinados. Entretanto, a versão mais básica manteve a aparência antiga até o final de 1981.

Se você ficou empolgado com o Fiat 147 S500.000 e gosta de veículos clásicos, temos uma má notícia: encontrar um modelo desta série em bom estado de conservação não é tarefa fácil. Apesar disso, vale o esforço, uma vez que ele é um veículo essencial para a história da indústria automotiva. 

Programa Vintages Chevrolet é boa opção para quem gosta de carros clássicos 

Se você é um entusiasta por carros clássicos, como o Fiat 147 S500.000, fique ligado. A Chevrolet anunciou a venda do Opala, Monza e Kadett no Brasil. Trata-se do programa Vintages Chevrolet, que pretende restaurar veículos históricos da marca e colocá-los a venda com condições exclusivas. 

E você, gosta de carros clássicos como o Fiat 147 S500.000? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Lançamentos BYD 2026: lista de carros confirmados

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA