Fiat 147 S500.000: primeiro modelo da marca no Brasil faz história até hoje

Fiat 147 S500.000: saiba todos os detalhes do primeiro modelo da marca italiana vendido no Brasil

O Garagem360 te convida para voltar à história, mais precisamente entre 1976 e 1986. Foi neste período que surgiu o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Fiat do Brasil. 

Mas, por que este carro foi tão importante para a indústria automotiva? Logo abaixo, você conhecerá todos os detalhes sobre o modelo. Confira!

Fiat 147 S500.000 fez história na indústria automotiva

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O modelo italiano desembarcou em terras tupiniquins recebendo diversos elogios. Entre eles, o ótimo espaço interno e a economia. Além disso, foi pioneiro em estabilidade, tirando o sono da concorrência. 

Leia também:

Consumo do combustível era um dos diferenciais do Fiat 147 S500.000

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O modelo italiano foi equipado com um motor 62 cv SAE* (55cv ABNT) a 5.200 rpm, 11,53 kgfm de torque a 3.000 rpm. Na pista, ele completava de 0 a 100 km/h em 18s12. Já a sua velocidade máxima, tinha um alcance de 139,535 km/h de velocidade máxima. 

De acordo com a Fiat, o seu consumo era de 6,95 km/l na cidade e 10,15 km/l na estrada. Naquele período, era um dos principais pontos fortes do modelo, que conquistou fama após lançar o primeiro motor a etanol fabricado no país. 

Além disso, o carrinho tinha um tanque de 38 litros de capacidade, enquanto a sua autonomia alcançava 385 km em estrada. Outro detalhe curioso é que o propulsor a etanol estava disponível para qualquer modelo da linha. 

Com todos esses atributos, o Fiat 147 S500.000 foi eleito, em 1978, o Carro do Ano pela Revista Auto Esporte.

Fiat 147 S500.000 lançou novas versões no mercado brasileiro 

Mais tarde, em 1979, a montadora apresentou ao mercado automotivo uma versão movida a Etanol. Com isso, lançou a linha com 1300 cilindradas. 

Fiat 147 S500.000 evoluiu ao longo do tempo

O carrinho italiano continuou fazendo história em meados de 1980. Ganhou novos reforços como cores, revestimentos em veludo monocromático e para-choques de plástico. 

Adicionalmente, recebeu retrovisor do lado direito e spoiler dianteiro do modelo Rallye. Além de tudo isso, o design não pode ser ignorado, uma vez que ficou mais moderno. 

Essa característica ganhou evidência, sobretudo em sua frente mais baixa, além dos faróis e grade inclinados. Entretanto, a versão mais básica manteve a aparência antiga até o final de 1981.

Se você ficou empolgado com o Fiat 147 S500.000 e gosta de veículos clásicos, temos uma má notícia: encontrar um modelo desta série em bom estado de conservação não é tarefa fácil. Apesar disso, vale o esforço, uma vez que ele é um veículo essencial para a história da indústria automotiva. 

Programa Vintages Chevrolet é boa opção para quem gosta de carros clássicos 

Se você é um entusiasta por carros clássicos, como o Fiat 147 S500.000, fique ligado. A Chevrolet anunciou a venda do Opala, Monza e Kadett no Brasil. Trata-se do programa Vintages Chevrolet, que pretende restaurar veículos históricos da marca e colocá-los a venda com condições exclusivas. 

E você, gosta de carros clássicos como o Fiat 147 S500.000? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Lançamentos BYD 2026: lista de carros confirmados

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo