Fiat 147 S500.000: primeiro modelo da marca no Brasil faz história até hoje
Fiat 147 S500.000: saiba todos os detalhes do primeiro modelo da marca italiana vendido no Brasil
O Garagem360 te convida para voltar à história, mais precisamente entre 1976 e 1986. Foi neste período que surgiu o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Fiat do Brasil.
Mas, por que este carro foi tão importante para a indústria automotiva? Logo abaixo, você conhecerá todos os detalhes sobre o modelo. Confira!
Fiat 147 S500.000 fez história na indústria automotiva
O modelo italiano desembarcou em terras tupiniquins recebendo diversos elogios. Entre eles, o ótimo espaço interno e a economia. Além disso, foi pioneiro em estabilidade, tirando o sono da concorrência.
Leia também:
-
Toyota Yaris está prestes a sair de linha, mas fica quase R$ 5 mil mais caro
-
Proprietários de Renault agora poderão comprar peças para seus veículos na Shopee
Consumo do combustível era um dos diferenciais do Fiat 147 S500.000
O modelo italiano foi equipado com um motor 62 cv SAE* (55cv ABNT) a 5.200 rpm, 11,53 kgfm de torque a 3.000 rpm. Na pista, ele completava de 0 a 100 km/h em 18s12. Já a sua velocidade máxima, tinha um alcance de 139,535 km/h de velocidade máxima.
De acordo com a Fiat, o seu consumo era de 6,95 km/l na cidade e 10,15 km/l na estrada. Naquele período, era um dos principais pontos fortes do modelo, que conquistou fama após lançar o primeiro motor a etanol fabricado no país.
Além disso, o carrinho tinha um tanque de 38 litros de capacidade, enquanto a sua autonomia alcançava 385 km em estrada. Outro detalhe curioso é que o propulsor a etanol estava disponível para qualquer modelo da linha.
Com todos esses atributos, o Fiat 147 S500.000 foi eleito, em 1978, o Carro do Ano pela Revista Auto Esporte.
Fiat 147 S500.000 lançou novas versões no mercado brasileiro
Mais tarde, em 1979, a montadora apresentou ao mercado automotivo uma versão movida a Etanol. Com isso, lançou a linha com 1300 cilindradas.
Fiat 147 S500.000 evoluiu ao longo do tempo
O carrinho italiano continuou fazendo história em meados de 1980. Ganhou novos reforços como cores, revestimentos em veludo monocromático e para-choques de plástico.
Adicionalmente, recebeu retrovisor do lado direito e spoiler dianteiro do modelo Rallye. Além de tudo isso, o design não pode ser ignorado, uma vez que ficou mais moderno.
Essa característica ganhou evidência, sobretudo em sua frente mais baixa, além dos faróis e grade inclinados. Entretanto, a versão mais básica manteve a aparência antiga até o final de 1981.
Se você ficou empolgado com o Fiat 147 S500.000 e gosta de veículos clásicos, temos uma má notícia: encontrar um modelo desta série em bom estado de conservação não é tarefa fácil. Apesar disso, vale o esforço, uma vez que ele é um veículo essencial para a história da indústria automotiva.
Programa Vintages Chevrolet é boa opção para quem gosta de carros clássicos
Se você é um entusiasta por carros clássicos, como o Fiat 147 S500.000, fique ligado. A Chevrolet anunciou a venda do Opala, Monza e Kadett no Brasil. Trata-se do programa Vintages Chevrolet, que pretende restaurar veículos históricos da marca e colocá-los a venda com condições exclusivas.
E você, gosta de carros clássicos como o Fiat 147 S500.000? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Lançamentos BYD 2026: lista de carros confirmados