Ferrari revela estratégia comercial para o SUV Purosangue
A Ferrari revelou que seu novo SUV Purosangue representará não mais do que 20 por cento das vendas da empresa, em média.
A Ferrari não tem planos de seguir a Lamborghini e a Porsche, que rapidamente dobraram suas vendas globais depois de estrear seus primeiros SUVs. “O Purosangue representará não mais do que 20 por cento das vendas da empresa, em média”, afirmou o chefe de marketing da Ferrari, Enrico Galliera.
A declaração foi dada na quinta-feira passada (16), quando a fabricante de superesportivos revelou seus planos para os próximos quatro anos. Quando perguntado sobre quantos pedidos a Ferrari já recebeu para o Purosangue, Galliera respondeu: “A demanda será um problema para a empresa, embora positivo”.
O executivo está otimista porque, depois de mostrar o SUV a proprietários de modelos Ferrari em Maranello, “a reação foi muito intensa”. Ele disse que a maioria dos entusiastas da marca “quer comprá-lo”, resultando uma enorme carteira de pedidos.
A montadora tem o histórico de esgotar modelos antes mesmo de serem oficialmente revelados, atraindo endinheirados que já são seus clientes, sempre dispostos a adicionar os modelos mais recentes da marca às suas coleções.
O Purosangue será apresentado em setembro, com entregas aos clientes ocorrendo a partir do início de 2023.
O mercado tem especulado sobre o volume que o Purosangue acrescentaria às vendas totais da Ferrari. A empresa vendeu 11.155 carros em 2021, um crescimento de 22,3% em relação às 9.119 unidades vendidas no ano anterior.
A Ferrari deixou claro, no entanto, que o novo modelo não terá um impacto semelhante ao do Urus para a Lamborghini ou do Cayenne para a Porsche. “Não queremos dobrar nossos volumes”, disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.
A Porsche vendeu 54.234 carros em 2001, um ano antes de lançar o Cayenne. Em 2005, o volume da marca alemã era de 96.794. No ano passado, a marca alemã vendeu um recorde de 301.915 carros, com o Cayenne e seu irmão mais novo, o Macan, concentrando 57% desse total.
A Lamborghini disse neste mês que o Urus se tornou o seu best-seller de todos os tempos. Desde sua estreia no mercado, em 2018, cerca de 20 mil unidades do Urus foram vendidas. No ano passado, o Urus foi responsável por 60% das vendas anuais recordes de 8.405 unidades da Lamborghini.
Como será o SUV Ferrari Purosangue
Na última semana de março, a Ferrari divulgou um teaser do SUV Purosangue – uma que mostra uma visão frontal do carro com faróis horizontais muito finos, uma grande entrada de ar e dois emblemas da Ferrari, um no capô e outro na grade.
O SUV terá um motorização híbrida plug-in com uma arquitetura de motor central dianteiro.
“Uma Ferrari nova e completamente diferente está chegando. Este carro está enraizado na história de 75 anos da Ferrari de inovação, evolução e desempenho sem comprometimento. Você descobrirá mais ainda este ano”, afirmou a Ferrari em comunicado à imprensa.
Imagens do Purosangue camuflado passando por testes de estrada na Itália sugerem que o carro será mais um crossover do que um SUV tradicional.
A silhueta assemelha-se à de um grand tourer de cinco portas, em vez de um rival direto do Lamborghini Urus ou do Aston Martin DBX.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.