Férias em risco? Erro bobo para 86% dos carros na estrada (e não é acidente)

Férias em risco? 86% dos carros param por falha mecânica, não acidente. Veja o checklist urgente de revisão antes de viajar!

Malas no porta-malas, família acomodada e hotel pago. Tudo parece perfeito, até que uma luz acende no painel ou uma fumaça branca obriga você a encostar no meio do nada. Ao contrário do que o senso comum imagina, o maior causador de interrupções nas viagens de fim de ano não são as colisões, mas a falha mecânica previsível.

Acompanhe o Garagem360 e descubra o verdadeiro vilão que pode estragar sua viagem!

Falta de revisão é principal motivo de pane no carro

Dados recentes das concessionárias do Sul e Sudeste mostram que a falta de revisão é uma “epidemia” silenciosa nas estradas. Os números da Arteris, que administra corredores vitais como a BR-101 e a BR-116, são um balde de água fria nos motoristas descuidados.

Revisão do carro para viajar

Revisão é essencial para garantir segurança e tranquilidade na viagem. Foto: Imagem gerada por IA

No último feriado, a disparidade entre acidentes e carros quebrados foi gritante:

  • Arteris Litoral Sul (BR-101/SC): de quase 5 mil atendimentos, 86% foram motivados por panes mecânicas.
  • Arteris Régis Bittencourt (SP-PR): a taxa de quebras foi de 82%.

A matemática é cruel: de cada 10 famílias paradas no acostamento esperando guincho sob o sol forte, 8 poderiam ter seguido viagem se tivessem visitado a oficina antes.

Veja na sequência Manutenção de carro elétrico vs. combustão: qual dá menos despesa na oficina?

Por que o carro estraga tanto no verão?

O erro clássico do motorista é pensar: “Meu carro roda bem na cidade todo dia, por que daria problema agora?”. A resposta técnica é o uso severo. Viajar no verão submete o veículo a uma “tempestade perfeita” que ele não enfrenta na rotina urbana. Por exemplo, o calor extremo, com o asfalto pegando fogo somado à temperatura do motor.

Outro fator é a carga máxima, visto que em férias de verão, o porta-malas fica lotado deixando o carro com lotação completa. E claro, o esforço contínuo, com motor em alta rotação por horas, subidas de serra e ar-condicionado no máximo.

Nesse cenário, a tolerância mecânica desaparece. Uma mangueira ressecada que aguentava ir até a padaria vai estourar na primeira subida de serra.

Além disso, a frota brasileira envelheceu: a idade média dos carros passou de 10 anos. Em veículos dessa idade, borrachas e vedadores sofrem fadiga química e precisam de atenção redobrada.

Checklist de revisão antes de viajar

Não quer entrar para a estatística dos 86%? Verifique estes itens pelo menos uma semana antes de sair:

  1. Sistema de arrefecimento (radiador): é o campeão de problemas. Cheque o nível e a validade do aditivo. Jamais use apenas água de torneira, pois ela ferve mais rápido e corrói o sistema.
  2. Freios: o fluido de freio absorve umidade com o tempo. Na descida da serra, essa umidade ferve e você perde o freio (pedal “borrachudo”). Se não troca há 2 anos, troque agora.
  3. Óleo do motor: na estrada, o óleo oxida mais rápido devido ao calor. Se estiver perto da quilometragem de troca, antecipe.
  4. Pneus: carro cheio exige calibragem diferente (geralmente maior). Consulte o manual ou o adesivo na porta do motorista. Pneu murcho superaquece e explode. E não esqueça de calibrar o estepe!
  5. Bateria: o uso intenso de faróis, ar-condicionado e carregadores de celular drena a energia. Peça um teste de carga na autoelétrica.

Uma revisão preventiva custa, em média, 10 vezes menos que um guincho de longa distância, sem contar o prejuízo de perder diárias de hotel.

Você é do time que faz a revisão completa ou confia na sorte e “dá só uma olhadinha” no óleo? Conte nos comentários como você prepara o carro para as férias!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.