Feliz aniversário! Primeiro carro movido a etanol do mundo completa 45 anos

Em 5 de julho de 1979, a história da indústria automotiva brasileira era escrita com tinta verde e amarela: o Fiat 147 era lançado como o primeiro carro movido a etanol do mundo a ser produzido em série.

Fiat 147 foi o primeiro carro movido a etanol produzo em larga escala no mundo - Foto: Divulgação
Fiat 147 foi o primeiro carro movido a etanol produzo em larga escala no mundo – Foto: Divulgação

Qual foi o primeiro carro movido a etanol do mundo?

O Fiat 147 “Cachacinha”, como ficou carinhosamente conhecido por conta do cheiro exalado pelo escapamento, foi um marco na história automotiva do país. Produzido em Betim-MG, compacto tornou-se símbolo da inovação tecnológica, da busca por soluções energéticas alternativas no país e exemplo para  o mundo.

“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

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A década de 70 foi marcada pela crise do petróleo, quando se descobriu que não se tratava de um recurso “infinito”. A partir daí houve oscilações no preço que colocaram em xeque a dependência de combustíveis fósseis.

No Brasil, a situação se agravou pela escassez de divisas para importar o produto. Foi esse o contexto que o Projeto Proálcool surgiu como uma solução para desenvolver uma fonte renovável nacional: o etanol.

Fiat 147 movido a etanol - Foto: Divulgação
Fiat 147 movido a etanol – Foto: Divulgação

“Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destaca Alexandre Aquino.

Porque o Fiat 147?

A escolha do Fiat 147 para ser o pioneiro do etanol não se deu por acaso. O modelo, já era um sucesso de vendas, e passou por uma série de adaptações para funcionar com o novo combustível.

Testes Polo Betim - MG Foto: Divulgação
Testes Polo Betim – MG Foto: Divulgação

Em 1976 fez sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, quando a Fiat apresentou um protótipo movido a etanol com dezenas de milhares de quilômetros rodados.

Os testes permaneceram pelo ano seguinte, até que em setembro de 1978, um Fiat 147 fez o teste definitivo rodando por 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo país. Em média 500 km por dia e variações climáticas superiores a 30 graus.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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