Fatores que fizeram pessoas que compraram carros elétricos se arrepender amargamente
Fatores que fizeram pessoas que compraram carros elétricos se arrepender amargamente. Veja os principais motivos para a decepção.
A promessa de um futuro verde e sustentável ao volante de carro elétrico se transformou em um arrependimento para 46% dos proprietários de veículos elétricos nos EUA.
É o que revela a nova pesquisa da McKinsey & Co., empresa de consultoria empresarial americana, que entrevistou mais de 30 mil pessoas em 15 países (correspondente a mais de 80% do volume de vendas mundiais).
Porque as pessoas que compraram carros elétricos estão se arrependendo?
Ainda segundo o estudo, 29% dos proprietários de EVs entrevistados vão comprar um carro com motor a combustão em sua próxima compra.
Mas por que esses consumidores estão se arrependendo da escolha?
Infraestrutura precária
A principal causa do desgosto é a infraestrutura precária de recarga. Mesmo nos Estados Unidos não há estações públicas suficientes, sobretudo para viagens mais longas, o que torna a experiência frustrante e impraticável para muitos.
Custo alto da bateria
Em alguns casos, a bateria de um carro elétrico (principalmente as mais antigas) tende a ter um alto custo de manutenção e troca. Isso pesa não só na decisão de compra, como também se mostra um arrependimento para alguns proprietários.
Frustração
Nos Estados Unidos quase metade dos donos de carros elétricos se viram prejudicados pela lenta implementação do programa de infraestrutura para eletrificados.
Em escala global, apenas 9% dos proprietários se declaram satisfeitos com o ritmo da instalação de novas estações.
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Depreciação maior
A Bright Consulting fez o monitoramento de eletrificados com base no PRM – Preço de Referência de Mercado e descobriu que a desvalorização dos carros elétricos é maior em relação aos veículos à combustão.
Enquanto os eletrificados desvalorizam em média 9% após um ano de uso (acima de R$ 300 mil) e 15% (abaixo de R$ 300 mil), os modelos à combustão desvalorizam em média 6%.
Lições para o futuro
A pesquisa da McKinsey & Co e o levantamento Bright Consulting servem de alerta para os governos e empresas que investem em mobilidade elétrica. Mais do que o investimento maciço em infraestrutura de recarga é preciso tornar os carros, baterias e demais componentes mais acessíveis.
Além disso, é preciso investir em mais educação para que o consumidor tenha mais segurança na hora de adquirir um veículo, sabendo dos riscos, dificuldades e oportunidades desse tipo de veículo.
Do contrário, o sonho do carro elétrico corre o risco de se tornar um pesadelo. Apesar dos desafios, o segmento segue em franca expansão, mas vai depender da capacidade de superar os obstáculos atuais.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.