Luz acesa no painel pode ser falta de manutenção no catalisador

NotíciasServiços 2 de abril de 2018 Leo Alves 0

A preocupação com a redução da poluição proveniente dos carros é fundamental para a saúde da população. Por isso, é importante ficar de olho no estado do catalisador. O acendimento da luz de Diagnóstico a Bordo no painel, também conhecida como OBD (On Board Diagnostics), pode ser um sinal de que o carro está poluindo acima dos limites legais. O alerta é da Umicore, empresa especializada em tecnologias contra emissões tóxicas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

De acordo com Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, essa diagnose avalia todos os componentes que influenciam nas emissões do carro, tendo, inclusive, um código de falha específico para o desgaste acentuado do catalisador.

Manutenção

Este item transforma até 98% dos poluentes em substâncias inofensivas, como água, nitrogênio e gás carbônico. Como qualquer outro componente, precisa passar por revisões periódicas. “O acendimento da luz de OBD pode ser uma indicação de que a peça está degradada e precisa de substituição urgente, pois não realiza a conversão de forma eficiente, fazendo com que o carro libere mais gases tóxicos, elevando a poluição atmosférica”, explica o gerente da Umicore.

LEIA MAIS: Dia do combate à poluição: como seria a qualidade do ar sem os catalisadores automotivos?

Recall: HB20 e HB20S são chamados por problema no freio

A falta de manutenção adequada de outros itens do carro, assim como o abastecimento com combustível de má qualidade e o consumo elevado de óleo lubrificante, reduzem a vida útil do catalisador. Consequentemente, prejudicam o meio ambiente e saúde da população. “Por esse motivo, é importante destacar que os condutores não devem esperar o acionamento da luz do painel para inspecionar o catalisador e outros componentes, respeitando sempre a orientação das montadoras”, alerta o especialista.

Econômicos e beberrões

Na galeria especial, confira quais são os modelos mais beberrões e quais são os mais econômicos vendidos no Brasil.

 
 
<
>