Luz acesa no painel pode ser falta de manutenção no catalisador
A preocupação com a redução da poluição proveniente dos carros é fundamental para a saúde da população, especialmente em um país como o Brasil.
A preocupação com a redução da poluição proveniente dos carros é fundamental para a saúde da população. Por isso, é importante ficar de olho no estado do catalisador. O acendimento da luz de Diagnóstico a Bordo no painel, também conhecida como OBD (On Board Diagnostics), pode ser um sinal de que o carro está poluindo acima dos limites legais. O alerta é da Umicore, empresa especializada em tecnologias contra emissões tóxicas.
De acordo com Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, essa diagnose avalia todos os componentes que influenciam nas emissões do carro, tendo, inclusive, um código de falha específico para o desgaste acentuado do catalisador.
Manutenção
Este item transforma até 98% dos poluentes em substâncias inofensivas, como água, nitrogênio e gás carbônico. Como qualquer outro componente, precisa passar por revisões periódicas. “O acendimento da luz de OBD pode ser uma indicação de que a peça está degradada e precisa de substituição urgente, pois não realiza a conversão de forma eficiente, fazendo com que o carro libere mais gases tóxicos, elevando a poluição atmosférica”, explica o gerente da Umicore.
LEIA MAIS: Dia do combate à poluição: como seria a qualidade do ar sem os catalisadores automotivos?
A falta de manutenção adequada de outros itens do carro, assim como o abastecimento com combustível de má qualidade e o consumo elevado de óleo lubrificante, reduzem a vida útil do catalisador. Consequentemente, prejudicam o meio ambiente e saúde da população. “Por esse motivo, é importante destacar que os condutores não devem esperar o acionamento da luz do painel para inspecionar o catalisador e outros componentes, respeitando sempre a orientação das montadoras”, alerta o especialista.
Econômicos e beberrões
Na galeria especial, confira quais são os modelos mais beberrões e quais são os mais econômicos vendidos no Brasil.
- Os mais “gastões”: Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
- Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
- Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
- Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
- Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
- BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
- BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
- Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
- Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
- Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
- Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
- Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
- Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
- Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
- Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
- Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
- Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
- Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
- Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
- Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
- Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
- Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
- Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
- Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
- Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
- Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Ford Fusion (Foto Ilustrativa)
- Ford Fusion Hybrid – 16,8/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,31 MJ/km. Motor: 2.0 EcoBoost + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.