Faça você mesmo: como lavar o carro em casa sem danificar a pintura

Engana-se quem pensa que lavar o carro em casa é um processo que pode ser feito de qualquer forma. Pelo contrário, existem alguns segredos que mantém o seu veículo cheiroso e em bom estado. Confira!

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Como lavar o carro em casa?

Estacione o veículo na sombra

O primeiro passo para lavar o carro com eficiência é estacioná-lo em um local com sombra. A propósito, essa regra vale para todos os procedimentos de embelezamento do veículo, como lavagem, enceramento ou polimento.

Entretanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Se for o seu caso, o segredo é lavar o veículo por partes. Ou seja, evite deixar que a água com sabão seque sobre a carroceria. Caso contrário, a presença de manchas será inevitável.

Leia também:

Tenha cuidado com a escolha do horário

Outra dica importante é evitar o horário em que o sol está mais quente. Via de regra, entre 10h a 16h, há grande incidência de raios ultra-violentas, que podem danificar a pintura do veículo.

Separe os materiais corretos

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Pegue, pelo menos, dois panos. Um será usado para remover a sujeira mais grossa na parte inferior da carroceria. Já o outro, será usado para a parte superior.

Aqui, vale um alerta importante: jamais use o pano que levou a parte inferior na superior, uma vez que ele pode reter sujeira e prejudicar a pintura do carro.

Outra dica é usar produtos específicos para limpeza automotiva. Pode parecer óbvia essa orientação, mas muitas pessoas ainda insistem em usar sabão em pó ou detergentes de uso doméstico.

Esses produtos são um perigo para o seu veículo, pois contém bastante alcalinos e acabam deixando resíduos que provocam manchas no carro.

Limpe o veículo na ordem correta

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

O ideal é começar a limpeza de baixo para cima, retirando os resíduos mais “pesados”.

Além disso, lembre-se sempre de enxugar a carroceria após a lavagem, uma vez que as gotas podem manchar a pintura do automóvel. Neste momento, você pode usar um pano de microfibra para remover o excesso.

E, caso você ainda não esteja seguro com esse processo ou sem tempo para executá-lo com calma, o Garagem360 recomenda levar o veículo até profissionais especializados nesse tipo de serviço.

Dessa forma, você garante um carro limpinho e sem problemas com a pintura.

Leia também: Como limpar o para-brisa do carro em casa; veja as dicas

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar