Fábrica da Volkswagen vai precisar interromper produção; entenda

Fábrica da Volkswagen vai precisar interromper produção em Taubaté (SP). É a 2 ª paralisação na unidade paulista. Saiba mais.

A unidade de fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) deve parar em julho, de acordo com a empresa. O motivo é a falta de componentes no mercado.

fábrica da volkswagen

Taubaté (SP). Foto: Band News

Fábrica da Volkswagen paralizada

A falta de componentes eletrônicos na indústria, que já paralisou fábricas automotivas no Brasil e no mundo, deve ser o motivo de nova paralisação no interior paulista. No caso, da linha de produção da unidade de Taubaté (SP).

De acordo com fontes, a empresa prevê interromper a produção já no próximo mês (julho). Além disso, já teria avisado aos funcionários.

Conforme o sindicato da região, a Volkswagen deve decretar férias coletivas de 20 dias aos trabalhadores. No entanto, o prazo pode prorrogar-se por mais 10 dias.  A unidade de Taubaté produz os modelos Gol e Voyage.

Por outro lado, a montadora alega falta de módulos de airbag para montagem dos carros, além dos semicondutores.

Vale destacar que, no início junho, a montadora já havia parado a produção da fábrica de Taubaté por 10 dias. Enquanto isso, a Volkswagen já interrompeu a produção na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No caso, onde estão as montagens de modelos como, por exemplo, o Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Volkswagen ABC (SP). Foto: Divulgação / VW

Fábrica de motores em São Carlos (SP) e unidade no Paraná devem reabrir

Além disso, fora paralisada também a fábrica de motores em São Carlos (SP). O retorno da unidade de motores é previsto para o inicio de julho.

A Volkswagen informou, ainda, que deve voltar também com a linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais (Paraná), que está paralisada desde o inicio de junho. Em São José dos Pinhais ocorre a produção dos modelos Fox e T-Cross.

fábrica da Volkswagen

Fábrica de motores em São Carlos reabre em julho. Foto: Divulgação VW

Ford

A Ford, por sua vez, já encerrou as atividades em todas as suas fábricas no Brasil. Em janeiro deste ano, a montadora anunciou o fechamento de suas unidades em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

No mês de março, o complexo do Grande ABC (SP) começou a ser desativado. Vale lembrar que embora a fabricação de veículos estivesse suspensa desde outubro de 2019, a Ford ainda mantinha algumas funções administrativas no local. No entanto, com a desativação no ABC, chegou ao fim a produção da Ford no país.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA