Fábrica da Volkswagen reduzirá a produção por falta de chips

Fábrica da Volkswagen
Foto: Divulgação/VW

A falta de componentes continua sendo um obstáculo para a indústria automotiva. Desta vez, uma fábrica da Volkswagen aqui no Brasil terá sua produção reduzida. Estamos falando da unidade de São Bernardo do Campo-SP. A partir do mês de julho, os funcionários do local terão uma redução na jornada e nos salários. Veja mais detalhes!

Fábrica da Volkswagen
Os funcionários da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP terão uma redução na jornada e nos salários (Foto: Divulgação/VW)

Na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP, os funcionários terão uma redução na jornada e nos salários

Esta informação foi passada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ao site especializado Auto Data. No caso, a jornada de trabalho será reduzida em 24%. Já os salários serão diminuídos em 12%. O sindicato foi quem avisou os trabalhadores da montadora alemã sobre as medidas – por meio de assembleias internas.

Estas medidas devem começar a valer no dia 7 de julho. No entanto, caso haja necessidade, elas podem ser renovadas. Lembrando que este dia acontecerá a volta das férias coletivas de dez dias que estão marcadas para começar na próxima segunda-feira (27/06). Estas férias foram concedidas a 3 mil funcionários da unidade.

VEJA TAMBÉM

VW Virtus (Foto: Divulgação/VW)

O Auto Data também informa que a redução será feita em uma única vez. Segundo o portal, os trabalhadores que entrarão em férias ficarão em casa por mais quatro dias. Já os outros colaboradores passarão cinco dias fora. Agora, se a medida for estendida para o mês seguinte (agosto), o tempo que eles ficarão em casa passará a ser de um dia por semana.

A fábrica está localizada à beira da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. No local, a montadora produz o SUV Nivus, a picape Saveiro, o hatch Polo e o sedã Virtus. As medidas descritas acima foram motivadas pela falta de peças. Tal crise vem afetando diversas marcas pelo mundo.

Unidade vem sendo afetada pela crise

Fábrica da Volkswagen
Foto: Divulgação/VW

Várias fabricantes de carros vem sendo afetadas pela falta dos componentes. Aqui no Brasil, isso aconteceu com diversas montadoras, como a Chevrolet. A VW também foi bastante afetada. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, os funcionários da fábrica da Volkswagen no ABC Paulista já passaram por férias coletivas outras vezes. 

Ao todo, isso aconteceu três vezes neste ano de 2022. No último mês de maio, por exemplo, cerca de 2,5 funcionários ficaram entre os dias 09 e 28 em casa. Agora, a partir do próximo dia 27, os funcionários ficarão em férias coletivas de dez dias.

Em entrevista ao Auto Data, o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Damasceno, falou sobre a situação do Brasil

“Nós não temos uma política industrial que garanta que parte dos produtos que importamos sejam feitos no Brasil. Política industrial não é o que esse governo faz de zerar imposto para a importação para trazer de fora carros elétricos e ônibus que poderiam ser produzidos aqui gerando empregos.”, disse Damasceno ao Auto Data.

Fábrica da Volkswagen
VW Saveiro (Foto: Divulgação/VW)

Agora, sobre a redução da jornada e dos salários, o diretor do sindicato contou que a VW queria optar pela suspensão de um turno por causa desta crise.

Damasceno ainda falou que a redução da jornada foi negociada pelo sindicato tanto para fazer com que os funcionários tivessem seus empregos seguros quanto para que os carros continuassem a ser produzidos.

Veja abaixo o comunicado que a Volkswagen enviou ao site Auto Data. 

“A Volkswagen do Brasil informa que adotará novas medidas de flexibilização da mão de obra na unidade de São Bernardo do Campo, previstas em Acordo Coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, durante o mês de julho, em razão da falta de componentes”,

Com informações de Auto Data

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar