Fábrica da Toyota em SP comemora 10 anos com 1 milhão de veículos

Neste mês, a Toyota comemora os 10 anos de produção em sua fábrica em Sorocaba (SP), que registra 1 milhão de veículos produzidos.

Neste mês de agosto, a Toyota comemora um marco importante em sua trajetória no Brasil. Sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, completa 10 anos de operação, registrando a marca de 1 milhão de veículos produzidos.

Fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a unidade absorveu por pouco mais da metade do montante investido pela montadora japonesa no País ao longo da última década.

Fábrica da Toyota em Sorocaba tem compromisso com a sustentabilidade

Fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior paulista (Foto: Divulgação/Toyota)

Originalmente projetada e construída para produzir 74 mil veículos por ano, a fábrica da Toyota em Sorocaba teve a sua capacidade expandida e hoje produz mais que o dobro – são 158 mil veículos/ano.

Responsável por três dos quatro modelos fabricados pela Toyota no Brasil – Etios, Yaris e Corolla Cross –, a fábrica atingiu, neste mês, a marca de 1 milhão de veículos. Boa parte de sua produção é destinada à exportação. Em 2022, das mais de 95 mil unidades produzidas, praticamente a metade (47 mil) foi enviada para mercados latino-americanos, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.

Desenvolvimento sustentável

A Toyota assumiu o compromisso de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo, que visam à diminuição do uso de recursos naturais e dos impactos ambientais em suas operações.

“A fábrica da Toyota em Sorocaba foi a primeira da marca no País a adotar o conceito de Ecofactory”,  afirma a montadora, em comunicado à imprensa. “Com isso, todo o projeto construtivo adotou conceitos de ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e das cidades vizinhas nem gerar risco de contaminação ambiental”, ressalta. 

Dessa forma, toda a operação segue conceitos de sustentabilidade, buscando reduzir emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e de água, além da diminuição no volume de resíduos.

Fábrica em Sorocaba economiza recursos naturais (Foto: Divulgação/Toyota)

Segundo informações da empresa, foi possível reduzir o consumo de água e a emissão de efluentes com uma estação de tratamento própria; 99% dos resíduos gerados na operação são destinados à reciclagem; a energia consumida vem de fontes renováveis certificadas. “A concentração dos principais fornecedores a apenas 1km da nossa planta, reduz significativamente a circulação de caminhões e o consumo de diesel”, afirma a Toyota.

Como um projeto de longo prazo, o destaque são os 10 anos do Morizukuri – palavra japonesa que na tradução literal significa “produção”, mas que trata de uma filosofia baseada na ética de trabalho no impulso para a perfeição. Os projetistas idealizaram uma floresta ao redor da fábrica. 

Hoje, a floresta já alcançou a sua fase adulta, com 134 mil árvores, de 143 espécies nativas, em um espaço de quatro hectares, o que equivale a uma área aproximada de quatro campos de futebol, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, da fauna e da flora na região.

Além disso, o local serve de campus para universidades locais, proporcionando a execução de estudos na área ambiental e o desenvolvimento da pesquisa científica. Em parceria com universidades, já auxiliou na formação de mais de 110 estudantes e foi tema de cinco dissertações de mestrado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA