Fábrica da Toyota em SP comemora 10 anos com 1 milhão de veículos
Neste mês, a Toyota comemora os 10 anos de produção em sua fábrica em Sorocaba (SP), que registra 1 milhão de veículos produzidos.
Neste mês de agosto, a Toyota comemora um marco importante em sua trajetória no Brasil. Sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, completa 10 anos de operação, registrando a marca de 1 milhão de veículos produzidos.
Fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a unidade absorveu por pouco mais da metade do montante investido pela montadora japonesa no País ao longo da última década.
Fábrica da Toyota em Sorocaba tem compromisso com a sustentabilidade
Originalmente projetada e construída para produzir 74 mil veículos por ano, a fábrica da Toyota em Sorocaba teve a sua capacidade expandida e hoje produz mais que o dobro – são 158 mil veículos/ano.
Responsável por três dos quatro modelos fabricados pela Toyota no Brasil – Etios, Yaris e Corolla Cross –, a fábrica atingiu, neste mês, a marca de 1 milhão de veículos. Boa parte de sua produção é destinada à exportação. Em 2022, das mais de 95 mil unidades produzidas, praticamente a metade (47 mil) foi enviada para mercados latino-americanos, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.
Desenvolvimento sustentável
A Toyota assumiu o compromisso de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo, que visam à diminuição do uso de recursos naturais e dos impactos ambientais em suas operações.
“A fábrica da Toyota em Sorocaba foi a primeira da marca no País a adotar o conceito de Ecofactory”, afirma a montadora, em comunicado à imprensa. “Com isso, todo o projeto construtivo adotou conceitos de ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e das cidades vizinhas nem gerar risco de contaminação ambiental”, ressalta.
Dessa forma, toda a operação segue conceitos de sustentabilidade, buscando reduzir emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e de água, além da diminuição no volume de resíduos.
Segundo informações da empresa, foi possível reduzir o consumo de água e a emissão de efluentes com uma estação de tratamento própria; 99% dos resíduos gerados na operação são destinados à reciclagem; a energia consumida vem de fontes renováveis certificadas. “A concentração dos principais fornecedores a apenas 1km da nossa planta, reduz significativamente a circulação de caminhões e o consumo de diesel”, afirma a Toyota.
Como um projeto de longo prazo, o destaque são os 10 anos do Morizukuri – palavra japonesa que na tradução literal significa “produção”, mas que trata de uma filosofia baseada na ética de trabalho no impulso para a perfeição. Os projetistas idealizaram uma floresta ao redor da fábrica.
Hoje, a floresta já alcançou a sua fase adulta, com 134 mil árvores, de 143 espécies nativas, em um espaço de quatro hectares, o que equivale a uma área aproximada de quatro campos de futebol, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, da fauna e da flora na região.
Além disso, o local serve de campus para universidades locais, proporcionando a execução de estudos na área ambiental e o desenvolvimento da pesquisa científica. Em parceria com universidades, já auxiliou na formação de mais de 110 estudantes e foi tema de cinco dissertações de mestrado.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.