Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, SUV que encara o Jeep Compass

O Toyota Corolla Cross foi lançado em março de 2021. Durante o ano passado, ele foi o segundo SUV médio mais vendido no mercado nacional, perdendo apenas para o atual líder, o Jeep Compass? Confira!

Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, o SUV entrega o que promete?
Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, o SUV entrega o que promete? (Foto: Divulgação)

A linha do Toyota Corolla Cross

Lançado  em março de 2021, o Toyota Corolla Cross chegou para concorrer no mercado nacional em um dos segmentos que mais cresce. No entanto, a marca provou que desenvolveu um modelo apto a competir de igual para igual com nomes já consagrados, como o Jeep Compass, o atual líder do segmento e principal concorrente do SUV chinês.

O modelo foi lançado em quatro versões: duas a combustão e duas híbridas, dessa forma, o modelo já nasceu com a inovação da integração do propulsor híbrido no mercado nacional. Atualmente as versões têm os seguintes preços:

VEJA TAMBÉM

Toyota Corolla Cross 2022: versões e preços

XRX Hybrid – R$ 204.329,00

XRV Hybrid – R$ 196.390,00

XRE 2.0 Litros – R$ 173.690,00

XR 2.0 Litros – R$ 161.990,00

Ainda sobre os preços, existe o acréscimo de R$ 2.020,00 para pintura metálica e R$ 2.330,00 em pinturas perolizadas.

Toyota Corolla Cross XRE: a versão topo de linha da configuração a combustão

A equipe de reportagem do Garagem360 teve a oportunidade de conhecer de perto a versão XRE, confira os detalhes do modelo:

O Corolla Cross foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico SUV urbano e seu design expressa essas características. Na parte frontal percebe-se o caráter robusto do modelo com a configuração da grade trapezoidal dupla que fornece uma aparência ampla e forte.

A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, acomoda a logomarca Toyota. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões.

O para-choque possui grandes vincos, ressaltando o caráter robusto do modelo, e onde repousam os faróis em formato horizontal, que partem desde a lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de teste, os faróis são de LED. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.

Em termos de estilo, destacam-se as maçanetas externas na cor do veículo. O acabamento em plástico preto segue toda a lateral do veículo até a traseira, inclusive envolvendo as rodas. Já o rack de teto longitudinal garante a sensação de utilidade de um verdadeiro SUV.

Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. Destaques para a parte central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota.

A versão XRE conta com rodas de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada.

Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, o SUV entrega o que promete?
Modelo tem design bem definido e agrada (Foto: Divulgação)

As dimensões do Corolla Cross são:

Altura: 1.620 mm

Comprimento: 4.460 mm

Distância entre eixos: 2.640 mm

Largura: 1.825 mm

Volume do porta-malas: 440 litros

As cores disponíveis

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

Interior é sofisticado e entrega conforto a todos os ocupantes

No interior do SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude. O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante, trazendo uma impressão poderosa característica de um SUV e uma sensação de alta qualidade.

Nos bancos, a versão XRE conta exclusivamente com partes revestidas de couro e material sintético preto.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha.

Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.

O painel de instrumentos na versão XRE conta com três mostradores, entre eles, uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, o SUV entrega o que promete?
Interior é amplo e confortável (Foto: Divulgação)

Os equipamentos disponíveis no Toyota Corolla Cross

Desde a versão de entrada o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport, rack de teto longitudinal,  e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

Já a versão XRE, adiciona sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva e paddle shift no volante, para uma condução mais esportiva.

SUV médio do mercado nacional
Interior do Toyota Corolla Cross XRE (Foto: Divulgação)

O motor 2.0 Dynamic Force

A versão conta embaixo do capô com o motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Ele ainda vem com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.

O motor gera 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

A transmissão do SUV também é a Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta.

Testamos: Toyota Corolla Cross XRE, o SUV entrega o que promete?
Modelo conta com motor 2.0 (Foto: Divulgação)

Como é dirigir o Toyota Corolla Cros XRE

Logo nos primeiros quilômetros é possível sentir total confiança com o modelo. Ele transmite segurança e bom desempenho. Conduzir o Toyota Corolla Cross a combustão nos primeiros momentos, é sentir como se dirigisse o modelos há anos. Tudo isso é gerado através de uma estrutura leve, porém, super-rígida, com baixo centro de gravidade, que oferece uma excelente combinação de agilidade de condução e conforto.

Outro ponto de destaque é o amplo campo de visão de quem conduz o Corolla Cross. A posição de dirigir elevada tornou esse campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã. Além disso, a engenharia da Toyota fez outros aprimoramentos nesse sentido, como a colocação dos espelhos retrovisores nos painéis das portas e o estreitamento da coluna A em 7 mm  (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui também para a redução do ruído do vento, aumentando o silêncio a bordo.

Os equipamentos de segurança

O novo Corolla Cross conta com equipamentos de segurança passiva e ativa. Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA).

Conclusão: o modelo vale o investimento

O modelo está apto a concorrer com o principal rival e é uma ótima opção de compra para o segmento. O Toyota Corolla Cross é bem equipado, entrega uma uma reposta nas aceleradas e freadas, além do bom nível de conforto e equipamentos.

 

SUV médio do mercado nacional
Modelo tem bons atributos para concorrer no segmento (Foto: Divulgação)

Toyota Corolla Cross XRE
Motor 2.0 Dynamic Force
Potência/Torque 177 cv (e) / 169 cv (g)
Transmissão Directi Shift de 10 marchas tipo CVT
Suspensão dianteira: MacPherson / traseira: eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora
Consumo cidade: 8 km/l (e) e 11,5 km/l (g) - estrada: 9 km/l (e) e 12,8 km/l (g)
Roda e Pneus 18"
Freios Discos Ventilados com ABS, EBD e BAS
Peso 1.420 kg
Dimensão Altura: 1.620 mm / Comprimento: 4.460 mm / Distância entre eixos: 2.640 mm / Largura: 1.825 mm
Capacidade porta-malas: 440 litros
Preço R$ 173.690,00
Toyota Corolla Cross XRE
Conjunto mecânico
Espaço interno
Tecnologia
Conectividade
Acabamento
Impressões ao volante
Vale a pena comprar?
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar