Fábrica da GM vai parar por até seis semanas

A fábrica da GM de São Caetano do Sul (SP) vai parar a produção temporariamente. Segundo as informações do jornal O Estado de São Paulo, a General Motors comunicou aos seus funcionários que fará a parada da produção por seis semanas em meados do próximo mês.

Fábrica da GM paralisada

Essa parada será necessária por dois motivos. O primeiro é por conta das dificuldades que a pandemia da covid-19 tem causado no fornecimento de alguns componentes. Por conta disso, inclusive, a linha de produção da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, foi paralisada há alguns meses.

Já o segundo motivo é para adequar a linha de produção ao novo modelo que será produzido no local. Trata-se da nova picape da Chevrolet que vai brigar com a Fiat Toro no segmento das picapes compactas intermediárias.

Por esses motivos, a tendência é que a produção fique suspensa entre 21 de junho e 2 de agosto. Hoje (26), os funcionários da fábrica da GM votam de modo online a proposta da suspensão dos contratos de trabalho.

Nova picape da Chevrolet

Por mais que a marca não confirme, tudo aponta que a nova picape será uma concorrente para a Toro e Renault Duster Oroch. Segundo Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, será um “modelo que chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet e que vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”.

Dessa forma, ao que tudo indica, a nova picape vai utilizar uma derivação da plataforma da família Onix e do Tracker. Pode ser que até o design traga traços semelhantes ao dos irmãos, já que ela será fabricada na mesma planta que produz o SUV compacto, e nada melhor do que reaproveitar peças para reduzir os custos em tempos de crise.

Entretanto, o novo produto não deverá ofuscar a S10, por exemplo. De acordo com a Chevrolet, a ideia é fazer justamente o contrário, usando a nova picape compacta para fortalecer o modelo maior que é fundamental para a estratégia da empresa no mercado.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar