Fábrica da Fiat retorna do lay-off decretado desde outubro
900 funcionários voltaram aos trabalhos na Fábrica da Fiat em Betim, em Minas Gerais, na última segunda-feira, 06 de dezembro.
Cerca de 900 funcionários retornaram aos trabalhos na fábrica da Fiat, na última semana. O CEO da montadora visualiza uma melhora no segmento a partir de 2022. Veja mais informações.
Produção da Fiat em Betim, Minas Gerais, retoma as atividades de forma gradativa
Na última semana, cerca de 900 funcionários da Fiat, que estavam em regime de lay-off desde outubro, retornaram aos trabalhos na linha de montagem em da montadora italiana, em Betim, interior de Minas Gerais.
Segundo o CEO da empresa, Antonio Filosa, 2022 será um período otimista para o segmento. Dessa forma, metade dos funcionários voltaram aos postos de trabalho no dia seis de dezembro. Ao todo, 1800 colaboradores tiveram os contratos suspensos em outubro desse ano.
Sobre as questões que envolvem as crises de semicondutores no mercado automotivo, Filosa afirmou que a Stellantis, o gigante grupo automotivo que abrange marcas como Fiat, Peugeot, Jeep, Citroën, RAM , Dodge, DS, Mopar e Crysler, está com projetos para desenvolver os próprios chips através de parceria com a Foxconn.
Além disso, os fornecedores atuais dos semicondutores também estão ampliando a linha de montagem para aumentar a capacidade de produção e atender a demanda em 2022.
A escassez dos semicondutores automotivos fez com que diversas linhas de montagem fossem totalmente paralisadas. Algo que gerou crise no segmento automotivo. Segundo a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, somente no Brasil, cerce de 300 mil veículos deixaram de ser produzidos em 2021 por conta da falta do produto nas linhas de montagem.
Ainda otimista com o setor, Filosa afirmou que os demais funcionários devem voltar aos postos de trabalho no decorrer do próximo ano.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Fiat cresce em 2021
Mesmo com as dificuldades que abalaram todo o mercado automotivo, a montadora italiana segue com bons números. Em novembro, a marca manteve sua liderança no ranking nacional pelo 11° mês consecutivo (19% de participação com 30.692 unidades em novembro).
A Fiat segue na liderança do ranking de vendas em 2021, com 22,1% de market share e 395 mil unidades emplacadas, sendo a marca com maior crescimento no mercado (5,7 pontos percentuais).
Confira um resumo dos resultados da Fiat por segmento:
B Suv: Fiat tem sua estreia com o Pulse, e fecha seu primeiro mês com 5,6% de participação na categoria em novembro;
Pickup: Fiat reforça sua liderança do ano, atingindo 48,6% de participação no mês e à frente no acumulado ano com 50,9%;
B Pickup: domínio absoluto da Nova Strada, que fecha novembro com a marca de 80,2% de participação no segmento, e com 79,1% no acumulado ano;
CD Pickup: também com aumento na liderança do mês com a Nova Toro (com 31,1%), e mantendo sua liderança no acumulado ano em 33,4%;
Hatch: Fiat fecha na 3º posição do segmento em novembro com 19% de share, mas se mantém na liderança no acumulado do ano com 32,1%;
A Hatch: Mobi na liderança do segmento no acumulado ano com 56,7%;
B Hatch: Argo fecha o mês na 3º posição do segmento com 19,4% de market share, e continua na liderança no ano com 20,5%;
B Sedan: Cronos fecha na 2º posição do segmento com 16% de participação no segmento em novembro.
Com informações: AutoData, Anfavea, Stellantis
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.