F1 está de volta: veja os novos carros e alguns dos mais históricos de todos os tempos
A espera acabou. Nesta sexta-feira (24) os carros da Formula 1 voltam a acelerar nos primeiros treinos livres da temporada 2017 da categoria. Por conta do fuso horário da Austrália, onde acontece a corrida no domingo (26), na noite dessa quinta-feira, às 22h, os fãs brasileiros poderão acompanhar a primeira sessão de testes na televisão.
Para este ano há muitas expectativas para o desempenho dos bólidos, que sofreram a maior mudança dos últimos tempos. Os carros de 2017 estão mais largos (20 cm), com pneus maiores e novas asas mais largas e mais baixas, no caso da traseira. O objetivo, segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), era que o desempenho fosse cinco segundos mais rápido por volta que o dos carros de 2015.
Ao menos nos testes de pré-temporada a meta foi alcançada. O tempo mais baixo registrado no autódromo da Catalunha, na Espanha, foi de 1:18.634, marcado pelo finlandês Kimi Raikkonen da Ferrari. Há dois anos, o alemão e atual campeão mundial Nico Rosberg, então piloto da Mercedes-Benz, fez a pole em 1:24.681. Em 2016, o inglês Lewis Hamilton, também da equipe prateada, foi quem saiu na ponta com o tempo de 1:22.000.
A expectativa é que com as mudanças profundas as equipes estejam mais próximas na luta pelo título. Ferrari, Williams, e a própria Mercedes, foram as melhores ao longo da pré-temporada, sendo que os italianos foram os líderes. Agora, com o começo da temporada, é que vai dar para saber quem realmente estará na frente do grid.
Para conferir o visual dos carros de 2017, confira a galeria especial do Garagem360, que reúne os modelos atuais e alguns dos mais vitoriosos de todos os tempos.
Mercedes-AMG W08 EQ Power + |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG W08 EQ Power + |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG W08 EQ Power + |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG W08 EQ Power + |Foto: Divulgação
Red Bull RB13 |Foto: Divulgação
Red Bull RB13 |Foto: Divulgação
Red Bull RB13 |Foto: Divulgação
Red Bull RB13 |Foto: Divulgação
Ferrari SF70H |Foto: Divulgação
Ferrari SF70H |Foto: Divulgação
Ferrari SF70H |Foto: Divulgação
Ferrari SF70H |Foto: Divulgação
Force India VJM10 |Foto: Divulgação
Force India VJM10 |Foto: Divulgação
Force India VJM10 |Foto: Divulgação
Force India VJM10 |Foto: Divulgação
Force India VJM10 |Foto: Divulgação
Williams FW40 |Foto: Divulgação
Williams FW40 |Foto: Divulgação
Williams FW40 |Foto: Divulgação
McLaren MCL 32 |Foto: Divulgação
McLaren MCL 32 |Foto: Divulgação
McLaren MCL 32 |Foto: Divulgação
McLaren MCL 32 |Foto: Divulgação
Toro Rosso STR12 |Foto: Divulgação
Toro Rosso STR12 |Foto: Divulgação
Toro Rosso STR12 |Foto: Divulgação
Toro Rosso STR12 |Foto: Divulgação
Haas VF17 |Foto: Divulgação
Haas VF17 |Foto: Divulgação
Haas VF17 |Foto: Divulgação
Haas VF17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Renault R.S.17 |Foto: Divulgação
Sauber C36 |Foto: Divulgação
Sauber C36 |Foto: Divulgação
Sauber C36 |Foto: Divulgação
Sauber C36 |Foto: Divulgação
Sauber C36 |Foto: Divulgação
Carros Históricos F1: Lotus 49: em 1967, Colin Chapman apresentou ao mundo o inovador Lotus 49; ele trouxe novos conceitos para a F1, sendo o primeiro carro a exibir uma marca de patrocínio; também ajudou a popularizar os aerofólios na categoria, além de mudar a posição dos radiadores da frente para as laterais, conceito usado até hoje |Foto: [email protected] / ProRallyPix via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Lotus 72: outra obra prima de Colin Chapman, o Lotus 72 inovou a aerodinâmica da F1; foi o carro que deu ao brasileiro Emerson Fittipaldi seu primeiro título na categoria, em 1972 |Foto: Plbmak via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
McLaren M23: lançado durante a temporada de 1973, o bólido foi responsável pelo primeiro título de pilotos da equipe um ano depois, nas mãos de Emerson Fittipaldi, que se sagrou bicampeão do mundo; em 1976, deu a James Hunt seu único título de pilotos; foi aposentado em 1977 | Foto: Sum_of_Marc via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Lotus 79: Colin Chapman realmente era um visionário e, em 1978, apresentou o inovador Lotus 79, que tinha seu assoalho em formato de asa invertida, sendo o primeiro carro da categoria com o recurso; o resultado foi o título de pilotos, com o norte-americano Mario Andretti, e o de construtores para a escuderia | Foto: bobaliciouslondon via Visualhunt.com / CC BY
Renault RS10: em 1979, a Renault entrou pela primeira vez na F1; embora nunca tenha sido campeã do mundo, a máquina foi a responsável por inaugurar a primeira era turbo da categoria, que durou até 1988 |Foto: bibendum84 via Visual Hunt / CC BY-SA
Lotus 99t: último carro guiado por Ayrton Senna na Lotus, o 99t foi o primeiro a utilizar a suspensão ativa; apesar de a inovação não ter feito muito sucesso, ajudou o piloto brasileiro a conquistar suas últimas vitórias pela equipe |Foto: BYSER via VisualHunt / CC BY
McLaren MP4-4: em 1988, a McLaren contratou Ayrton Senna para ser seu piloto, ao lado do bicampeão do mundo Allain Prost, formando uma das maiores rivalidades da história da categoria; arrasador, o MP4-4 sobrou naquela temporada, vencendo 15 das 16 corridas que disputou, fechando com chave de ouro a era turbo e dando ao brasileiro seu primeiro título|Foto: atomicjam via Visualhunt / CC BY-NC
Williams FW14b: o inglês Nigel Mansell, em 1992, pôde, enfim, comemorar seu título mundial de pilotos; o FW14b venceu 10 das 16 corridas daquele ano, e trouxe inovações como suspensão ativa, cujo conceito foi ampliado depois do Lotus 99t, transmissão semiautomática e controle de tração |Foto: Dan Mumford via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Ferrari F2002: símbolo do domínio que a Ferrari teve no começo dos anos 2000, o F2002 reinou absoluto na temporada daquele ano, vencendo 15 das 17 corridas disputadas e deu ao alemão Michael Schumacher seu quinto título |Foto: alessio mazzocco via Visualhunt / CC BY-NC
Ferrari F2004: mais um carro dominante da Ferrari, o F2004 ajudou Schumacher a conquistar seu sétimo e último título, o quinto consecutivo; com o bólido, o alemão venceu 13 das 18 provas daquela temporada| Foto: emperornie via Visual hunt / CC BY-SA
Red Bull RB7: Sebastian Vettel conquistou seu segundo título a bordo de uma máquina demolidora, em 2011; o RB7 venceu 12 das 19 corridas (sendo 11 com Vettel), além de conseguir 18 das 19 poles possíveis | Foto: nic_r via Visual hunt / CC BY-SA
Mercedes-Benz F1 W05 Hybrid: primeiro carro campeão da nova era turbo da categoria, o bólido que deu o segundo título mundial para Lewis Hamilton conquistou 16 das 19 corridas de 2014, sendo pole em 18 das 19 etapas | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY
Mercedes-Benz F1 W06 Hybrid: carro vencedor de 2015, deu o terceiro título de pilotos ao inglês Lewis Hamilton, o W06 foi tão dominante que conseguiu 16 vitórias em 19 etapas e 18 poles | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.