Tags

Álbum

F1 70 anos: veja a evolução dos carros da categoria

Créditos: Foto: Divulgação

Neste final de semana, a F1 vai correr novamente em Silverstone, na Inglaterra. Porém, este será um GP histórico, já que será o palco da celebração dos 70 anos da categoria. Em 13 de maio de 1950, a primeira corrida da história da Fórmula 1 foi realizada nesta mesma pista. Naquele dia, o antigo aeroporto recebeu a categoria pela primeira vez. A prova foi vencida pelo italiano Giuseppe Farina, que se tornaria o primeiro campeão no final daquela temporada. Ele guiava um bólido da Alfa Romeo, assim como os outros dois ocupantes do pódio: o também italiano Luigi Faglioli, que ficou em segundo, e o argentino Juan Manuel Fangio, o terceiro colocado e que se tornaria pentacampeão mundial de F1 naquela década.

Assim como aconteceu com os carros de rua, a evolução dos bólidos da categoria foi enorme ao longo desse período. No começo, todos os veículos tinham motores na dianteira e nenhuma asa. Em 1968, surgiram os primeiros carros com aerofólios, marcando o início da busca pelo aperfeiçoamento aerodinâmico. No fim da década seguinte, em 1978, o efeito solo aumentou de forma considerável o downforce dos bólidos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A década de 1980 ficou marcada pelos motores turbo que rendiam mais de 1.000 cv, sendo banidos em 1989. A partir dos anos 1990, o avanço tecnológico fez com que os carros ficassem cada vez mais sofisticados. Na última década, a Fórmula 1 entrou em sua segunda era turbo, além de ter se tornado uma categoria que utiliza motores híbridos, com partes a combustão e elétricas.

LEIA MAIS: Dia dos Pais: confira sugestões de presentes para os amantes de carros e motos

Veja qual é o consumo dos SUVs mais vendidos no Brasil em 2020

Na galeria a seguir, confira alguns bólidos que marcaram história nesses 70 anos da categoria, além dos carros da temporada 2020.

F1 70 anos: evolução dos carros

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.