F1 70 anos: veja a evolução dos carros da categoria
Criada em 1950, a Fórmula 1 celebra 70 anos em 2020. E, assim como aconteceu com os carros de rua, a evolução dos bólidos da categoria...
Neste final de semana, a F1 vai correr novamente em Silverstone, na Inglaterra. Porém, este será um GP histórico, já que será o palco da celebração dos 70 anos da categoria. Em 13 de maio de 1950, a primeira corrida da história da Fórmula 1 foi realizada nesta mesma pista. Naquele dia, o antigo aeroporto recebeu a categoria pela primeira vez. A prova foi vencida pelo italiano Giuseppe Farina, que se tornaria o primeiro campeão no final daquela temporada. Ele guiava um bólido da Alfa Romeo, assim como os outros dois ocupantes do pódio: o também italiano Luigi Faglioli, que ficou em segundo, e o argentino Juan Manuel Fangio, o terceiro colocado e que se tornaria pentacampeão mundial de F1 naquela década.
Assim como aconteceu com os carros de rua, a evolução dos bólidos da categoria foi enorme ao longo desse período. No começo, todos os veículos tinham motores na dianteira e nenhuma asa. Em 1968, surgiram os primeiros carros com aerofólios, marcando o início da busca pelo aperfeiçoamento aerodinâmico. No fim da década seguinte, em 1978, o efeito solo aumentou de forma considerável o downforce dos bólidos.
A década de 1980 ficou marcada pelos motores turbo que rendiam mais de 1.000 cv, sendo banidos em 1989. A partir dos anos 1990, o avanço tecnológico fez com que os carros ficassem cada vez mais sofisticados. Na última década, a Fórmula 1 entrou em sua segunda era turbo, além de ter se tornado uma categoria que utiliza motores híbridos, com partes a combustão e elétricas.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.