Extintor veicular pode voltar a ser obrigatório; entenda

Dois anos depois do fim da obrigatoriedade dos extintores de incêndio, um projeto de lei pode fazer com que o item volte a ser necessário.

Dois anos depois do fim da obrigatoriedade dos extintores de incêndio, um projeto de lei pode fazer com que o item volte a ser necessário. Tramita na Câmara dos Deputados em Brasília o PL 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PPS/CE). Ele já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes, mas ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para votação no Senado.

LEIA MAIS: Extintores de incêndio deixam de ser obrigatórios em carros de passeio

Takata declara falência após escândalo dos airbags mortais

Desde que o item deixou de ser obrigatório, a medida tem causado polêmica. Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou pelo uso facultativo dos extintores por entender que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio. Atualmente o item é exigido apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Caso seja aprovado, o projeto obrigará que o extintor do tipo ABC seja item de série em todos os veículos vendidos no País. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar sem equipamento de segurança obrigatório é infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo, além de cinco pontos na carteira.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA