Extinto sucesso da Ford no Brasil terá nova geração na Europa

Depois de anunciar o fim da produção do Focus, a Ford foca seus planos em um carro conhecido do brasileiro: o EcoSport. O SUV, que foi sucesso da Ford no País, terá nova geração na Europa.

EcosPort - sucesso da Ford no Brasil terá nova geração da Europa - Foto: Divulgação
EcosPort – sucesso da Ford no Brasil terá nova geração da Europa – Foto: Divulgação

Ford EcosPort terá nova geração na Europa

O novo EcoSport foi completamente reformulado e agora se baseia na plataforma modular B-SUV da marca, a mesma utilizada no Puma. Descontinuado em 2022, o modelo chega para suprir justamente a lacuna dos hatches Focus e do Fiesta na região.

“Não há quaisquer planos para prolongar a produção do Focus”, disse Martin Sander, chefe da empresa na Europa.

Sem o Focus, a marca não investirá mais em hatchs nesse primeiro momento, pelo menos por enquanto, no velho continente. A ideia é trazer um SUV menor que o Puma, visando o segmento de utilitários esportivos compactos e “de quebra” abocanhar o segmento de hatches.

Isso significa que o novo EcoSport terá um design mais moderno e elegante, além de um interior mais espaçoso e tecnológico do que estamos acostumados por aqui.

Ford Puma - Foto: Divulgação
Ford Puma – Foto: Divulgação

Além disso, a Ford informou que será um modelo do tipo “multi-energia”, o que sugere uma ampla gama de conjuntos mecânicos, assim como combustíveis. Em outras palavras, deve ser disponibilizado com  motores a gasolina e quem sabe híbridos.

A empresa não revelou muitas informações sobre o lançamento, apenas que sua produção será concentrada na planta de Valência, na Espanha. 

Quanto ao design, também há poucas informações. No entanto, uma projeção criada pelo site Motor.es revela que o modelo contará com as diretrizes mais recentes de identidade da marca, logo deve contar com luzes LED de três peças empilhadas verticalmente junto à grade. 

E as expectativas para essa nova geração são altas, principalmente pela missão de alcançar altos volumes comerciais, competindo com modelos elétricos e híbridos. Um deles é o Dacia Duster, versão europeia do Renault Duster, fabricado na Romênia e atualmente um dos SUVs mais vendidos por lá.

Leia também:

Ford reduz preço de seus carros em até R$ 17 mil. 

O novo EcoSport vem para o Brasil?

Ainda é cedo para dizer que sim ou que não. A nova geração do EcoSport pode ser uma boa para o nosso mercado, tendo em vista o sucesso feito quando era produzido na fábrica de Camaçari – BA.

Descontinuado em 2022 na América Latina, o modelo deixou saudade e pode dar as caras novamente, visto que a empresa mantém as vendas de carros como Ford Bronco, Ford Territory, além das picapes e utilitários.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar