Ex-funcionário da BYD cria motor de 900g que transforma bike normal em elétrica

Ex-engenheiros da BYD criaram o Kamingo, motor de 900g que vira sua bike normal em elétrica em 3 minutos. Tem 750W. Veja como funciona

Um ex-funcionário da BYD criou um motor que transforma bike normal em elétrica e pesa apenas 900gr. A invenção, chamada Kamingo, vem de uma startup chinesa e promete mudar a mobilidade urbana. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes dessa nova promessa!

Como funciona o motor que transforma bike normal em elétrica?

O Kamingo é o nome desse dispositivo revolucionário (se é que podemos assim chamar). Ele foi criado por ex-engenheiros da gigante BYD e também da Huawei. O grande diferencial é o tamanho e a praticidade; o motor é minúsculo, cabendo na palma da mão.

Ex-funcionário da BYD cria motor que transforma bike normal em elétrica
Foto: Reprodução

 

O sistema funciona por fricção. Ele não mexe na corrente ou no pedal. O motor é acoplado ao quadro da bicicleta, bem perto da roda traseira. Quando ligado, o motor encosta no pneu e começa a girá-lo. Isso dá a tração e empurra a bicicleta para a frente.

Além disso, a instalação é muito rápida, com a promessa de que qualquer pessoa consegue montar o kit em três minutos. Uau!

O motor é forte?

Apesar do peso de apenas 900 gramas, o motor é bastante forte. Ele entrega uma potência máxima de 750 W. Isso é mais do que muitas bicicletas elétricas básicas vendidas no mercado. O torque chega a 40 Nm. Na prática, isso significa que ele tem força para ajudar em subidas e arrancar rápido. A velocidade máxima que o Kamingo atinge é de 32 km/h.

A bateria também é leve. Ela pesa 1,4 kg e tem o formato de uma garrafa de água. Por causa disso, ela pode ser encaixada no suporte de garrafa padrão do quadro. A autonomia total do kit pode chegar a 90 km, dependendo do uso.

Três modos de uso fáceis de controlar

A princípio, o kit Kamingo vem com um controle para o guidão. Ele possui uma tela colorida que mostra a velocidade, a bateria e a distância. O ciclista pode escolher como quer usar o motor. Veja só:

  • Modo Standby: o motor fica desligado e a bicicleta funciona como uma bike normal.
  • Modo Assistência: o motor ajuda o ciclista a pedalar. Ele reduz o esforço físico.
  • Modo Cruzeiro: a bicicleta anda sozinha, sem precisar pedalar (respeitando o limite de 32 km/h).

O Kamingo é uma solução muito prática para a mobilidade. Ele torna a bicicleta elétrica acessível para quem já tem uma bike comum. A ideia dos ex-engenheiros da BYD é impressionante.

Você usaria esse motor na sua bicicleta? Acha que essa moda pega no Brasil? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.