Volkswagen descarta seguir Tesla e não vai baixar preços de carros elétricos

Na contramão de outras marcas, como Tesla e Ford, a Volkswagen não vai baixar os preços dos carros elétricos. De acordo com o CEO da fabricante, essa não será a estratégia usada pela empresa alemã para alavancar as vendas no segmento; veja detalhes.

Os carros elétricos da Volkswagen não terão redução de preço como estratégia de melhor posicionamento de marca no segmento
Para CEO da VW, redução de preços reduz a credibilidade da marca (Foto: Divulgação/Volkswagen)

CEO da VW afirma que não vai baixar preços dos carros elétricos

Como estratégia de alavancar as vendas dos carros elétricos, a Tesla anunciou reduções de até US$ 13 mil em seu portfólio nos Estados Unidos, como foi o caso do Model Y, que passou de US$ 65.990 para US$ 52.990, ou seja, 20% a menos que o preço anterior.

O Model 3 também registrou queda de 6,4%, quando deixou de ser ofertado por US$ 46.990, para ser vendido por US$ 43.990. A empresa de Musk tem o objetivo de se tornar mais atrativa com os novos valores praticados.

VEJA TAMBÉM

Porém, de acordo com o CEO da Volkswagen, Oliver Blume, essa ação não será adotada pelo grupo alemão. Em entrevista ao portal Frankfurter Allgemeine, ele informou que os preços praticados atualmente serão mantidos.

Ainda segundo o relato do executivo, a marca tem uma estratégia muito clara de preços e confia na força dos produtos, não sendo necessária uma redução de valor para atrair novos clientes.

Ele ainda enfatizou que empresas que utilizam desse artifício podem acabar perdendo credibilidade e que, no caso da Volkswagen, novos planos são colocados em prática para que a montadora se torne líder global no segmento de elétricos, mas não a qualquer preço.

“Para mim, nossas ambições são sobre significado e valor agregado, sobre crescimento lucrativo”, afirmou o executivo.

Para método de comparação, o VW ID.4, primeiro automóvel elétrico a ser vendido nos Estados Unidos e que pode chegar ao Brasil em breve, tem um valor base de US$ 38.995, cerca de R$ 198.484 na conversão direta, sem impostos.

Veja o que pensa a VW sobre os carros a hidrogênio como tecnologia usada para favorecer um futuro ecologicamente sustentável
Marca quer ser líder no segmento de elétricos (Foto: Divulgação/VW)

É válido lembrar que a mesma estratégia de redução de preços foi aplicada pela Ford no mercado norte-americano. Por lá, a marca anunciou nesta semana a redução de preços para o SUV elétrico Mustang Mach-E.

O modelo era comercializado por um valor inicial de US$ 46.895 (R$ 239.164) e chegava a US$ 69.895 (R$ 356.464). Agora, ele tem preço de US$ 45.995 (R$ 234.574) e pode chegar a US$ 63.995 (R$ 326.374). Na maior variação, há uma redução de US$ 5.900, ou R$ 30 mil em conversão direta.

Além da nova redução de preço, a Ford também anunciou um aumento na produção do veículo. Ambas as ações fazem parte do Plano Ford+, desenvolvido para ajudar no aumento de vendas da marca no segmento de elétricos.

Volkswagen é a segunda maior marca de carros do mundo

No último ano, o Grupo VW ficou em segundo lugar entre as maiores marcas de carro do mundo, atrás apenas da Toyota.

O Grupo VW e suas demais subsidiárias, como Porsche e Audi, registrou uma queda de 7% em 2022 no número de vendas (em relação a 2021). Trata-se do pior resultado da VW em mais de 10 anos.

Porém, mesmo com a expressiva redução, a empresa conquistou o segundo lugar, uma vez que diversas outras montadoras ao redor do mundo também foram impactadas com as consequências das novas restrições causadas pelos avanços da Covid-19, bem como fatores relacionais ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

Os carros elétricos da Volkswagen não terão redução de preço como estratégia de melhor posicionamento de marca no segmento
VW é a segunda maior marca de automóveis do mundo em 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar