Europa aprova fim das vendas de carros novos a gasolina para 2035

Diversas marcas já anunciaram seus prazos para o fim da venda de carros novos a gasolina. Agora, foi a vez da União Europeia tomar uma decisão importante sobre o assunto. A proibição de veículos movidos a combustão a partir de 2035 foi aprovada pelo Parlamento Europeu na última quarta-feira (08/06). Isso afeta também carros híbridos.

carros novos a gasolina
O Parlamento Europeu aprovou a proibição de veículos movidos a combustão a partir de 2035 (Foto: Unsplash.com)

A partir de 2035, a venda de carros a gasolina (e a diesel) não será mais permitida na Europa

Este é um acontecimento importante, visto que se trata de algo que afeta diversos mercados de automóveis importantes. De acordo com informações do próprio Parlamento Europeu, a medida foi aprovada com 339 votos a favor. Enquanto isso, 249 deputados europeus votaram contra. Sem falar que houve 24 abstenções.

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Agora, a proposta seguirá para o Conselho Europeu fazer uma análise. Quem irá debater o assunto será a Comissão Europeia e o Parlamento. Lembrando que haverá uma reunião do Conselho de Meio Ambiente da União Europeia no dia 28 de junho. A expectativa é que uma decisão final e a criação da lei aconteçam neste ano.

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A proposta, que foi votada e aprovada, tem um objetivo claro e importante: a proibição da venda de veículos movidos a combustão a partir de 2035 nos países do bloco. A venda de carros híbridos (HEV, MHEV e PHEV) também seria proibida. Os comerciais leves também podem ser barrados.

Tal medida é um grande passo para a redução em 100% das emissões de gases poluentes causadas por carros até 2035 na União Europeia. Este plano foi apresentado originalmente no ano passado. Lembrando que esta proposta é uma das metas do pacote de medidas “Fit for 55”.

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A meta é tornar a União Europeia totalmente livre de emissões de gases poluentes até o ano de 2050. Mas antes, a meta é reduzir as emissões de gases poluentes em 55% até 2030 (em comparação com 1990).

“Uma revisão ambiciosa das normas de CO2 é uma parte crucial para alcançarmos nossas metas climáticas.

Com esses padrões, estamos criando clareza para a indústria automobilística e podemos estimular a inovação e os investimentos para os fabricantes de automóveis.” Afirmou o relator Jan Huitema (Renew, NL).”

Redução gradual e Reino Unido

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A definição de um prazo para o fim das vendas de carros a combustão é algo importante e afeta várias nações diferentes. Até por isso, os políticos acabam se dividindo. De um lado estão aqueles que são a favor da proibição.

Do outro, aparecem aqueles que são contra e pedem uma flexibilização. Ou seja, permitir a produção de alguns carros a gasolina (ou diesel). Neste caso, ao invés de uma redução total nas emissões de CO2, seriam reduzidas em apenas 90%. Tal medida também foi votada pela União Europeia, mas acabou rejeitada.

Em resposta a um Tweet de Enrico Letta, do Partido Democrático, onde ele dizia ser a favor das novas leis, Antonio Tajani, do partido Forza Italia, disse que a redução gradual poderia gerar empregos.

“Por que o Partido Democrata não vota no Parlamento Europeu sobre a emenda do Partido Popular Europeu, que propõe reduzir a proibição dos carros não-elétricos de 100% para 90%? Isto salvaria milhares de empregos”, diz Antonio Tajani, que é do partido Forza Italia.

Vale ressaltar que Tajani ganhou o apoio de outros movimentos políticos do País, como o Fratelli d’Italia e o Movimento 5 Stelle.

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Enquanto a União Europeia dá seus primeiros passos para a venda exclusiva de carros elétricos a partir de 2035, o Reino Unido já possui uma data para o fim dos carros a combustão. O primeiro ministro britânico Boris Johnson anunciou que estão proibidas as vendas de carros movidos a combustão a partir de 2030.

Ou seja, houve uma antecipação dos planos iniciais. Em todos os casos, ainda faltam falar sobre quando acontecerá a proibição da circulação destes veículos. Lembrando que estas regras impostas pelos governos estão bem próximas aos planos de eletrificação de muitas montadoras.

Com informações de Parlamento Europeu

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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