Etanol ou gasolina: veja qual combustível compensa mais HOJE
Etanol ou gasolina: veja qual combustível compensa mais com a nossa calculadora e as vantagens de cada um.
O preço do combustível está nas alturas, principalmente com o reajuste de +7,11% anunciado pela Petrobras em 8 de julho que resultou em um acréscimo de 1,64% no valor do litro da gasolina no acumulado de julho. Esse é o momento de avaliar se é melhor abastecer com etanol ou gasolina.
Etanol ou gasolina?
A regra básica é a dos 70% – abastecer com etanol quando este custar até 70% do valor da gasolina, visto seu maior consumo nos veículos flex. Porém, essa regra pode variar um pouco, conforme o modelo do carro e das condições de uso.
Desenvolvemos uma calculadora álcool vs gasolina em que você pode fazer uma projeção de quanto vai gastar em sua viagem ou mesmo no cotidiano. A ferramenta é fácil de usar, e basta informar o consumo médio do veículo com os dois combustíveis, o preço e a distância percorrida.
A calculadora realiza a comparação entre o custo por km rodado em cada combustível, aí você pode ponderar qual o combustível mais interessante.
Leia também:
Elon Musk brasileiro cria carro que faz 1000 km com 30 litros de etanol
Vantagens de abastecer com álcool em vez de gasolina
Geralmente mais barato que a gasolina, o etanol tem suas vantagens. De acordo com a Zapay, fintech facilita a vida dos motoristas, o etanol possui uma octanagem maior que a gasolina.
Ou seja, o veículo tem um desempenho melhor, alcançando uma potência maior por conta da explosão nos pistões. Porém o consumo é maior.
“O álcool é também considerado uma fonte de energia mais sustentável, pois é produzido a partir de biomassa, como cana-de-açúcar ou milho, que são renováveis. Desse modo, a produção de etanol emite menos gases de efeito estufa em comparação com a produção de gasolina, que é derivada do petróleo”, ressalta a Zapay.
Vantagens de abastecer com gasolina em vez de álcool
Por outro lado, a gasolina apresenta uma densidade energética maior, isso significa que proporciona mais energia por litro.
Essa característica, por si só, proporciona mais autonomia, assim o motorista pode percorrer uma distância maior sem a necessidade de reabastecer, em relação ao etanol.
A Zapay também destaca a disponibilidade, uma vez que a gasolina é mais amplamente disponível que o etanol, principalmente em regiões onde a infraestrutura para produção e distribuição de etanol é limitada. Dependendo do lugar, a gasolina tem um preço mais atraente.
Por fim, a gasolina é menos corrosiva que o etanol, gerando um menor desgaste de componentes do motor e do sistema de combustível ao longo do tempo. Daí a necessidade de utilizar os dois combustíveis, assim como o uso de aditivos para proteger da ação corrosiva.
Eai? Qual dos dois prefere abastecer e porque? Conte para nós aqui nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.