De carro elétrico dificilmente você nunca ouviu falar, mas e com relação a estradas elétricas? Caso a resposta seja não, vale a pena a leitura.
Estradas elétricas
Atualmente o mercado de carros elétricos vive seu momento mais promissor no Brasil, assim como acontece em vários países do mundo.
O avanço desse segmento só não ocorre de forma mais acentuada desde já, entre outros fatores, por uma causa: a infraestrutura ainda inicial em lugares como o Brasil, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
Dessa forma, uma das maiores objeções a quem ainda resiste aos carros elétricos se dá com relação ao seu carregamento.
É exatamente aí que entram as estradas elétricas, desenvolvidas para recarregar o veículo em movimento, ao mesmo tempo em que ele se desloca.
Projeto
As estradas elétricas ainda não existem, mas com a tecnologia cada vez mais avançada, não estranhamos se isso virar realidade muito em breve.
A ideia por trás dos projetos mais ambiciosos nas principais nações do mundo, tem a intenção de construir estradas elétricas, ou seja, que recarreguem os veículos ao passo em que eles estarão em movimento.
A ação visa complementar as já existentes recargas convencionais dos veículos elétricos em pontos específicos.
Além disso, a ideia seria também uma solução para ônibus e caminhões e não somente carros leves.
Sendo assim, o conceito de estradas elétricas evitaria as frequentes paradas para recarregar os veículos.
Do mesmo modo, contar com carregamento ao longo de percursos estendidos seria uma grande atrativo para a migração ainda mais expressiva para esse conceito de mobilidade que privilegia a sustentabilidade.
Onde?
Como muitos dos avanços relacionados ao setor automotivo, o conceito em fase de estudos tem tudo para dar seu primeiro passo nos Estados Unidos em alguns anos.
A proposta teria a finalidade de dinamizar os deslocamentos de carros e ônibus, principalmente como forma de facilitar o transporte coletivo e deve ter início em Detroit, no centro-oeste do país.
Se os estudos conseguirem avançar como esperam os especialistas, já a partir de 2024, as primeiras estradas elétricas devem ser testadas na prática.
A solução seria ainda mais importante para áreas com desenvolvimento ainda inicial em eletrificação, como as zonas rurais.