Este é o primeiro carro de corrida voador e sua velocidade é IMPRESSIONANTE!
Conheça o primeiro carro de corrida voador que possui dados de performance impressionantes. Ele estará em ação a partir do ano que vem.
O primeiro carro de corrida voador foi apresentado. O modelo tem um alcance de 300 km, porém, o que impressiona mesmo é a velocidade máxima de até 360 km/h; conheça o Airspeeder MK4.
Primeiro carro de corrida voador é movido a hidrogênio de tem velocidade máxima de 360 km/h
O carro voador é um dos projetos mais aguardados para o futuro próximo. Empresas como Uber, Embraer, Stellantis e outros nomes do segmento apostam no veículo e em viagens curtas feitas pelo ar.
No caso da Uber, a empresa promete as primeiras decolagens tribuladas a partir de 2026. No entanto, dois anos antes disso, será possível conferir o primeiro carro de corrida voador em ação. Trata-se do Airspeeder MK4, um veículo movido a hidrogênio da empresa australiana, Alauda Aeronautics.
Porém, engana-se quem acredita que o único diferencial do veículo é o fato de ele voar, nesse caso, o MK4 vai além. Por ser um carro de corrida, ele tem dados que impressionam.
O motor tem um alcance de 300 km e ele é responsável por gerar 1.000 kW de potência, o equivalente a 1.340 cv. Já a velocidade máxima é de 360 km/h e pode ser atingida em 30 segundos.
A partir desses resultados, o Airspeeder MK4 é a aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL) movida a hidrogênio ou motor elétrico mais rápida do mundo. Com o modelo, a empresa espera revolucionar a indústria do automobilismo.
“Construímos os veículos, desenvolvemos o esporte, garantimos as instalações, atraímos os patrocinadores e parceiros técnicos. Agora é a hora das marcas automotivas, fabricantes e equipes de automobilismo mais progressistas, inovadoras e ambiciosas do mundo fazerem parte de um novo automobilismo verdadeiramente revolucionário.” Informa o CEO da Alauda, Matt Pearson.
Ainda sobre o primeiro carro de corrida voador movido a hidrogênio, o modelo tem um peso relativamente leve, 950 kg, um dos motivos para ele ser tão eficiente no ar.
De acordo com a empresa, além de desenvolver uma nova indústria de eVTOLs, onde os modelos não são movidos exclusivamente por baterias de íons de lítio ou outro propulsor elétrico, o MK4 também tem a capacidade de desenvolver um nove esporte, bem como “tem o potencial de reduzir significativamente as emissões e criar um futuro sustentável para viagens aéreas individuais.”
Por fim, a Alauda também informa que as primeiras corridas tripuladas já estão marcadas para acontecer por volta de 2024, e as inscrições para interessados em integrar a equipe estão abertas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.