Esta categoria de carros está morrendo no Brasil e você nem percebeu

Qual é a sua categoria preferida de carros? Se for esta, lamentamos informar, mas você não tem motivos para sorrir. 

Qual é a sua categoria preferida de carros? Se for esta, lamentamos informar, mas você não tem motivos para sorrir.

Esta categoria de carros está morrendo no Brasil e você nem percebeu

Segmento de veículos mostra comprometimento quanto ao futuro (Foto: Freepik)

Fim da categoria de minivans?

Um dos segmentos de veículos mais alternativos do Brasil está sob ameaça: as minivans.

Não é muito difícil chegar a essa conclusão, haja visto o fraco apelo do público e consequentemente das montadoras para a produção dos modelos familiares.

Até 2021, tínhamos no mercado nacional, Fiat Doblò e Chevrolet Spin, enquanto hoje as representantes dessa categoria são a sobrevivente da GM e a Kia Carnival.

No entanto, das duas opções que temos atualmente, uma delas (Kia Carnival) é destinada a um público mais endinheirado. Desta forma, a única minivan ”acessível” sobrevivente no mercado é a Spin.

Esta categoria de carros está morrendo no Brasil e você nem percebeu

Chevrolet Spin é uma das únicas remanescentes do segmento de minivans no país (Foto: Divulgação)

Solução para o cenário

A exclusividade no segmento de minivans tem como resultado um perdedor: o público. Afinal, quanto menor a concorrência, menos praticáveis são os preços e as condições.

Desta forma, quem procura por um veículo com dimensões maiores de características familiares se depara com um mercado pouco ou nada atrativo, tendo que recorrer a outros segmentos.

É neste cenário que a criatividade (e falta de opção) levam o público a buscarem outras categorias que se aproximem o máximo possível das minivans.

Assim, os SUVs têm sido as opções escolhidas pelos órfãos das station wagons, por entregarem dimensões avantajadas com o combo da esportividade, acentuada na maioria dos modelos desta categoria.

Qual é a sua categoria preferida de carros? Se for esta, lamentamos informar, mas você não tem motivos para sorrir. 

Modelos SUVs passaram a ser a solução para lidar com a ausência das minivans (Foto: Pixabay)

C3 AirCross chega para incorporar grupo

Nesse sentido, o recém-apresentado Citroën C3 AirCross regressa ao mercado brasileiro com a proposta de se juntar ao Chevrolet Spin, como as opções familiares mais eficazes.

O modelo desvendado ontem (27), terá versões de 5 e 7 lugares, com destaque para esta última configuração, que concorrerá com a Spin.

O preço do C3 AirCross ainda não foi divulgado, mas deve ficar em faixa parecida com o Chevrolet Spin, que custa a partir de R$ 133.990 em sua versão com 7 lugares.

Os modelos contam com motorizações bem próximas. Já com relação as medidas, a Spin leva vantagem.

São 21 cm a mais de comprimento, além de 64 litros a mais de capacidade volumétrica no porta-malas. A distância entre-eixos dos carros também são ajustadas: 2,67 m do C3 AirCross contra 2,62 m da Spin.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA