Esses danos podem prejudicar o pneu do seu carro e gerar insegurança
Pneus em boas condições são parte de um sistema que assegura a dirigibilidade adequada e evita acidentes graves. Bolhas, cortes e desgastes irregulares são alguns dos problemas mais comuns que podem quebrar o equilíbrio do pneu do seu carro. Daí a necessidade de manter a atenção constante. Entenda!
Principais danos ao pneu do seu carro
A Dunlop Pneus preparou um conteúdo com as principais ocorrências, danos e avarias, que atingem os pneus e como evitá-las.
Bolhas laterais
Acontecem quando há impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias. Essas bolhas podem crescer de tamanho e se romper a qualquer momento, o que pode resultar em uma perda súbita de pressão e levar a acidentes graves, por isso não devem ser ignoradas.
VEJA TAMBÉM
Infelizmente não há como recuperar o pneu afetado, que deve ser substituído imediatamente para garantir a segurança do veículo.
Rompimento da carcaça e corte lateral
É a ruptura da estrutura do pneu, o que também vai exigir a troca imediata do pneu.
Segundo a Dunlop, a recomendação é prestar atenção aos objetos pontiagudos como pedras e/ou quando possível, evitar os buracos. Todos eles podem causar cortes.
Pneu murcho ou vazio
Se os pneus dos carros não forem calibrados corretamente, podem ficar murchos, gerando um problema de segurança. Além de maior facilidade de furarem, os pneus murchos ou vazios exigem mais força do motor e como consequência, mais combustível é consumido.
Desgaste irregular do pneu
É quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante. É um problema comum que ocorre em decorrência do mau estado dos componentes do sistema de suspensão.
Esse tipo de dano pode ser facilmente identificado por meio de uma avaliação visual nos pneus e muitas vezes a solução imediata é a substituição do pneu danificado e o alinhamento da suspensão.
Desgaste prematuro dos pneus
O desgaste prematuro dos pneus é um problema que pode ser resultado de diversos fatores, em especial a negligência dos proprietários. Entre os fatores que levam ao desgaste prematuro estão o mau estado dos componentes do sistema de suspensão, falta de calibragem, freadas bruscas e a falta de manutenção adequada do veículo.
Para evitar esses e outros problemas é importante fazer a correta calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade. Além disso, sempre consulte o borracheiro para avaliar as condições dos pneus, evitando quaisquer danos futuros que comprometam a sua segurança.