Esse carro tem uma abertura de porta como você nunca viu antes

Conheça aqui mais sobre o carro Kaiser Darrin, um modelo clássico repleto de história e inovações!

Duvido você conhecer o nome do Kaiser Darrin. Esse modelo super limitado teve vida breve, mas conseguiu mostrar para o mundo algumas novidades e atrações interessantes.

Mesmo sem sucesso comercial, ele cravou seu nome na história, que vamos conhecer um pouco mais agora.

Kaiser Darrin
O design é arrojado por si só, mas o destaque fica nas portas e seu estilo de abertura (Imagem: Mecum Auctions)

Kaiser Darrin: Um clássico futurista e inovador

Um nome que nem todo mundo conhece, o Kaiser Darrin é um carro clássico fascinante, apesar de ter sido esquecido dos holofotes por muito tempo.

Produzido entre 1954 e 1955 pela Kaiser, marca estadunidense, o modelo se destacou especialmente pela forma que abria para se entrar. Isto porque, nele, as portas deslizam para dentro da carroceria, em direção aos para-lamas, uma visão diferente, inédita para a época, e com caráter futurista.

Mesmo sendo um modelo raro, os colecionadores e leilões ainda o procuram, de olho nesta, e outras características únicas.

Mas há muito mais a se explorar além dessa curiosidade. A história do Kaiser Darrin, embora breve, é repleta de marcos históricos na indústria automobilística.

Desenvolvimento do Kaiser Darrin

  • O Kaiser Darrin foi pioneiro em diversos aspectos. Além das portas, ele foi o primeiro carro de produção com carroceria inteiramente em fibra de vidro – chegou antes mesmo do Chevrolet Corvette, com dois meses de diferença.

  • A fibra de vidro foi escolhida como material devido ao seu menor custo em comparação com o ferro ou alumínio. 

  • Seu design foi concebido por Howard “Dutch” Darrin, de onde obteve seu nome. O desenvolvimento desse carro foi tão sigiloso que até mesmo os donos da empresa foram mantidos no escuro durante boa parte do processo. Embora a ideia inicialmente tenha sido recebida com ceticismo, eventualmente foi aprovada.

  • Ao longo de sua produção, entre 1954 a 1955, foram fabricados apenas 435 exemplares do Kaiser Darrin, além de seis protótipos. Ele compartilhou a plataforma com o modelo Henry J., da mesma marca, tendo a mesma distância entre eixos.

Veja também:Dia Nacional do Fusca: conheça modelos customizados que deixaram o carro ainda mais especial

Porque flopou?

  • Apesar de suas inovações, o Kaiser Darrin não teve sucesso. Apresentado no Motorama de Los Angeles em 1952, enfrentou diversos problemas que comprometeram sua popularidade, especialmente, atrasos na produção e um desempenho aquém do esperado.

Motor do Kaiser Darrin
O motor do Kaiser Darrin não apresentou desempenho suficiente para competir em igualdade com sua concorrência (Imagem: Mecum Auctions)
  • Em um mercado onde a performance era crucial, o Kaiser Darrin não conseguiu competir com seus concorrentes britânicos mais poderosos. Muito disso se deu por conta da plataforma utilizada, que não era adequada para um carro esportivo.

  • O Kaiser Darrin era equipado com motores de seis cilindros em linha F-Head, originários da Willys, de 2,6 litros de cilindrada e 91 cavalos de potência. O câmbio manual de três velocidades com overdrive complementava sua mecânica.

Quais são os carros da Kaiser?

  • A marca Kaiser, original de Indianápolis, EUA, produziu os modelos Darrin, Henry J., Frazer, Kaiser, Willys, Jeep, Allstate.

O Kaiser Darrin mostra que, para um carro fazer história, não é preciso grande sucesso comercial e muitas vendas. Basta uma ideia interessante, executada por pessoas que conhecem, e pode-se entregar produtos verdadeiramente inesquecíveis.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA