Essas 4 inovações mudaram completamente os carros vendidos na atualidade
Os carros vendidos na atualidade, principalmente os mais novos já contam com uma série de inovações. Saiba mais!
Apesar dos preços altos, muitos brasileiros estão interessados em comprar um carro 0 km nos próximos anos. A grande vantagem é que os carros vendidos na atualidade são reflexo de anos de estudos e aprimoramentos, com uma série de inovações que aumentam a segurança e conforto.
4 inovações dos carros vendidos na atualidade
Ter um carro fabricado em 2023 não é o mesmo que ter um carro produzido há 10 anos, por exemplo. A cada ano que passa, as tecnologias ficam mais avançadas e o que tinha a função de ir e vir, apenas, hoje é uma verdadeira máquina, veja exemplos.
Tecnologia para controle de gases e partículas poluentes
Os carros mais antigos contam catalisador, um componente no sistema de escapamento que reduz a emissão de gases poluentes, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.
Os mais atuais contam com tecnologias que controlam a saída desses, entre outras partículas prejudiciais à saúde da população e ao meio ambiente.
“Carros que emitem muito material particulado sem nenhum controle são um grande problema e por isso, os mais modernos já possuem filtros cerâmicos que realizam o tratamento do ar dentro do escapamento do carro”, explica Gabriel Amadei, Gerente de Vendas para Plataformas Automotivas da Corning:
Carros que fazem análise da via
Mesmo que os carros autônomos cheguem ao mercado nacional, já existem uma série de equipamentos e sensores que fazem a análise da pista, como detectores de buracos. Eles identificam e compartilham imperfeições na via, a fim de garantir a segurança no trânsito e promover reparos, respectivamente.
Além deles, os modelos atuais já contam com frenagem automática, para evitar colisões iminentes, estacionamento automático, entre outras soluções.
Vidros especiais e em diferentes formatos geométricos
São os vidros conformados a frio, mais resistentes a impactos e variações de calor, reduzem ruídos. Também permitem a passagem de luz sem aumentar muito a temperatura interna como os vidros antigos.
“O vidro comum é um corpo frágil e pouco tenaz que não é possível dobrar sem quebrar, porém, já existe um modelo cuja composição química é diferente, permitindo a maleabilidade. Assim, pode ser utilizado em telas curvas, por exemplo, trazendo uma estética diferenciada. Carros com painéis em formatos maiores e diferentes estão sendo cada vez mais procurados”, ressalta Gabriel.
Carros com mais conectividade
Estamos vivendo a era dos carros conectados, mas você sabe o que é? Basicamente, são carros equipados com dispositivos para fazer a comunicação entre carros, usuário, data center (servidores de armazenamento e processamento de dados), central de atendimento e aplicativos. Os lançamentos de carros 2023 já exemplificam muito bem essa nova realidade.
Mais do que ter conexão com os players de música, os carros podem gerar dados de trânsito, consumo, localização e desempenho. Tudo para encontrar melhores rotas, reduzir distrações e facilitar o cotidiano dos motoristas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.