Esta categoria de carros está em decadência no mercado nacional; entenda

Já que ”nada é para sempre”, o gosto pelas categorias de carros mudaram ao longo do tempo no Brasil, e um modelo antes amado, agora parece estar em segundo plano. Você sabe qual é?

Esta categoria de carros está em decadência no mercado nacional; entenda
Fim de uma era? Momento de vendas do setor automotivo reflete mudança no comportamento do público (Foto: macrovector/Freepik)

Carros sedãs não são mais os queridinhos

Se entre os anos 1990 e 2000 os três volumes dominavam a preferência dos brasileiros e eram sinônimos de luxo e poder, hoje o cenário não é exatamente o mesmo.

Cada vez mais substituídos pelos SUVs, os sedãs seguem perdendo espaço no mercado de acordo com relatórios periódicos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

VEJA TAMBÉM

Segundo dados da entidade, esta categoria de veículos vem sofrendo queda em seus índices de vendas há alguns anos e teve sua última alta em 2014.

Neste ano, o segmento de sedãs cresceu 1,08% em relação ao ano anterior (2013), e representou 29,92% das vendas de todo o mercado.

De lá para cá, porém, os índices de emplacamentos desta categoria só caíram no Brasil.

O acumulado do último ano (2022) fechou o período com 19,5% de vendas de todo o setor, mais de 10% a menos do que oito anos atrás.

No primeiro trimestre de 2023, os números são ainda mais desanimadores. Até aqui os sedãs detém apenas 16,35% de emplacamentos do mercado.

Durante a última década, nem mesmo o sucesso de alguns modelos conseguiram retomar o protagonismo da categoria.

Atualmente, todas as fichas do segmento estão no Chevrolet Onix Plus, terceiro carro mais vendido do Brasil neste ano com 18.392 emplacamentos até aqui.

Esta categoria de carros está em decadência no mercado nacional; entenda
Queda nas vendas de sedãs teve interferência direta na ascensão de outros segmentos (Foto: Pixabay)

SUVs são os novos favoritos

Se por um lado os sedãs sofrem com a diminuição do interesse do público, os SUVs vão na linha inversamente proporcional.

Adotando o mesmo ano de parâmetro é ainda mais notório o crescimento avassalador da nova categoria preferida dos brasileiros.

Há dez anos, em 2013, esse segmento tinha menos de 10% da preferência do público (9,49%), enquanto hoje é disparado o tipo de carro favorito por aqui.

2020 foi o ano em que os SUVs assumiram o primeiro lugar entre as categorias mais vendidas no Brasil.

Naquele ano, 32,7% dos modelos emplacados no país foram desse segmento, ultrapassando os hatches, com índice parecido no ano anterior.

Atualmente, os carros utilitários esportivos correspondem a 46,88% do mercado geral de emplacamentos no primeiro trimestre de 2023. No último ano, esse montante correspondeu a incríveis 48%.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar