Essa é a marca que mais vendeu caminhões em 2023

Por mais um ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é a marca que mais vendeu caminhões em 2023. A empresa se destaca com modelos eficientes, que atendem o mercado cada vez mais competitivo e exigente que é o brasileiro. 

VWCO foi a marca que mais vendeu caminhões em 2023 - Foto: Divulgação
VWCO foi a marca que mais vendeu caminhões em 2023 – Foto: Divulgação

 

Quem é marca que mais vendeu caminhões em 2023

De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram licenciados 27.018 caminhões da Volkswagen. Esses números correspondem a quase 25% do volume total de vendas no país em 2023. 

O principal destaque da montadora foi o Delivery 11.180, que no ano passado foi o caminhão mais vendido do mercado (fora os modelos extrapesados). Ao todo foram 4.518 unidades entre suas versões Euro V e VI.

 “Se considerarmos nosso mercado competitivo, esta é nossa vigésima liderança de mercado em caminhões no Brasil, uma marca histórica para a Volkswagen Caminhões e Ônibus que tem 42 anos de existência. 

Em ônibus, também temos muito o que comemorar: nossa família de chassis completou três décadas em 2023 e os Volksbus são vice-líderes desde o lançamento. Além disso, seguimos com nossa estratégia de internacionalização para fortalecer as exportações e nossa posição global”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa.

O Constellation também se destacou com 24.280 unidades vendidas. A VWCO ainda se manteve à frente das concorrentes nos segmentos de médios e semipesados, e se destacou em comerciais leves com 1.898 unidades do Delivery Express.

Além disso, em 2023, a marca foi a vice-líder na comercialização de ônibus, comercializando 4.490 chassis Volksbus.

Busca pela eletrificação

Nos próximos anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai continuar as negociações com o e-Delivery para promover a transição do mercado à eletrificação

e-Delivery - caminhão elétrico da VW - Foto: Divulgação
e-Delivery – caminhão elétrico da VW – Foto: Divulgação

 

O modelo ainda é vendido para em pequenos volumes e para nichos específicos, no entanto já pode ser aplicado em diferentes operações, inclusive já é visto de Norte a Sul do país, com mais de dez implementos diferentes.

“Seguiremos motivados a ampliar nossa oferta seja com nossos modelos a diesel ou os elétricos e teremos novidades para o mercado. Até 2025 concluiremos nosso atual ciclo de investimento de R$ 2 bilhões para lançar novas tecnologias focadas em uma mobilidade mais sustentável”, reforça Charles. 

Segundo o executivo, entre as tecnologias voltadas para aumentar a sustentabilidade dos caminhões VW estão a propulsão elétrica e melhoria da eficiência energética com redução de CO2. 

Além disso, a empresa deve investir forte na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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