Escolas municipais de SP passarão a ter aulas de educação no trânsito
O Detran-SP)apresentou um pacote de ações para um trânsito mais seguro. Alunos das escolas municipais terão aulas de educação no trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apresentou um pacote de ações com o objetivo de proporcionar um deslocamento mais seguro. Entre essas ações, alunos das escolas municipais do Estado passarão a ter aulas de educação no trânsito.
Veja a seguir como o Detran-SP pretende trazer mais segurança.
Detran-SP irá promover aulas de educação no trânsito em escolas municipais de São Paulo
As ações previstas seguem o planejamento estratégico do Detran-SP para o período 2023-2030, que foi totalmente estruturado em função da principal diretriz do órgão, que é a de proteção da vida.
“Estabelecemos metas alicerçadas nos pilares da digitalização e desburocratização, da integridade, da valorização dos nossos profissionais e da conscientização e a educação para o trânsito, objetivando a oferta de serviços de excelência e da nossa contribuição efetiva para um trânsito mais harmônico e cidadão no Estado”, afirma Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP.
Nos próximos dias, o Detran-SP firmará uma parceria com a Fundación Mapfre, tendo como objetivo a implementação de um programa de educação para o trânsito na rede de educação municipal das cidades paulistas, contemplando alunos da pré-escola e do Ensino Fundamental.
Denominado “Educação Viária é Vital”, o acordo de cooperação promove a inclusão da disciplina sobre educação para o trânsito como conteúdo programático curricular interdisciplinar obrigatório.
A Fundación Mapfre promoverá, gratuitamente, ações educativas que buscam incentivar os alunos a conhecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação dentro e fora da escola, com vistas a uma convivência mais harmoniosa no trânsito.
O acordo também prevê a capacitação de educadores para o trabalho com o tema nas instituições de ensino.
A seguir, confira as demais ações do Detran-SP em prol da segurança:
Campanha publicitária e ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito
“A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida” é o mote da campanha educativa do Detran-SP para a Semana Nacional do Trânsito, iniciada nesta segunda-feira (18).
A proposta é partir da premissa de conscientização da população de que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito, de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. O respeito à vida deve vir em primeiro lugar.
As peças da campanha, criada pela agência Babel, serão veiculadas em emissoras de televisão e rádio e na internet, além de exibidas em relógios de rua da capital paulista.
Com o apoio da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o Detran-SP também reforçará o slogan da campanha em 423 painéis eletrônicos distribuídos ao longo de 11,1 mil quilômetros de rodovias paulistas concedidas.
Haverá também uma parceria com a Policia Militar e o Comando de Policiamento de Trânsito para a recepção de mais de dois mil estudantes de 4 a 9 anos e aproximadamente 120 professores da rede pública de ensino.
Observatório Estadual do Trânsito e ampliação do Infosiga
O Governo de São Paulo irá promover a reativação do Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP, que será aperfeiçoado mediante recursos oriundos da arrecadação com multas.
Serão investidos R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial no Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga).
O Infosiga passará a coletar, tabular e apurar dados de trânsito, além de fornecer subsídios técnicos e realizar a análise qualitativa das informações e estatísticas sobre sinistros com vítimas fatais e não fatais.
O Infosiga fará a gestão inteligente desses dados nas definições de políticas públicas estaduais para o trânsito.
Intensificação da Operação Direção Segura Integrada
De 18 a 25 de setembro, haverá um número maior de ações de Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizadas pelo Detran-SP em parceria com as polícias Militar, Civil e Tecno-Científica.
A ODSI é focada na redução e prevenção dos sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção.
Para esse período, estão previstas ao menos 18 operações simultâneas, considerando a escolha de pelo menos um município de cada uma das superintendências regionais do órgão no Estado de São Paulo.
As fiscalizações devem se concentrar principalmente entre a sexta-feira (22) e o sábado (23).
Ampliação do programa Respeito À Vida
No guarda-chuva do Observatório Estadual do Trânsito também estará a ampliação do Respeito à Vida, elaborado em sintonia com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, o Respeito à Vida envolverá ainda mais órgãos e pastas – além das atuais secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
Entidades como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), a Artesp, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e os órgãos executivos de trânsito dos municípios serão chamados a participar e assumir responsabilidades na implantação de ações que disseminem a conscientização sobre o trânsito responsável e harmonioso.
Assinatura de Portaria Normativa sobre provas eletrônicas do Detran-SP
O diretor-presidente do Detran-SP assina Portaria Normativa que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, de forma eletrônica, dos exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – tanto da prova escrita sobre legislação de trânsito quanto da avaliação sobre noções de primeiros socorros.
Por sua vez, as avaliações das provas práticas de habilitação serão realizadas por meio do Sistema de Provas Eletrônicas do Detran-SP.
O processo contribui agilizar processos e aumentar a eficiência dos serviços prestados.
As unidades da autarquia terão até 30 de setembro para se adaptar às exigências estabelecidas pela portaria, que entra em vigor nesta sexta-feira (15).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.