Escapamento de carro pode vazar CO2? Veja como identificar e evite tragédias
Entenda quando o escapamento de carro pode vazar CO2, as consequências e veja o que fazer para evitar; confira os cuidados!
Recentemente, um caso envolvendo o vazamento de CO2 e a morte de quatro jovens deixou muita gente boquiaberta. Afinal, escapamento de carro pode vazar CO2?
Para a surpresa de muitos, a resposta é sim! E pensando nisso, o Garagem360 trouxe informações cruciais do que é preciso para evitar esse tipo de acontecimento e garantir a sua segurança. Veja mais!
Entenda quando o escapamento de carro pode vazar CO2
Bem, é completamente comum que os carros emitam CO2. Aliás, já existem diversos programas de incentivo para o controle de emissão de gases poluentes.
No entanto, o que não é nada normal, e nem seguro, é quando acontece algum tipo de vazamento na parte interna do carro.
Esse tipo de vazamento pode acontecer em decorrência de modificações realizadas no veículo, problemas mecânicos e fatores similares.
Inclusive, esse foi justamente o caso de quatro jovens mineiros que faleceram após um vazamento de CO2 em uma BMW.
Saiba mais detalhes do caso
O caso dos jovens deixou muita gente em estado de choque e na incerteza de quando isso pode realmente acontecer, mas para saber ao certo, é preciso entender alguns detalhes do caso.
Primeiramente, os jovens foram encontrados em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, totalmente desmaiados dentro de uma BMW/320I M Sport, fabricada no ano de 2022.
De acordo com os relatos, os jovens ficaram cerca de quatro horas com o ar-condicionado do carro ligado, o que pode ter potencializado a intoxicação.
Os familiares das vítimas relatam que o carro havia passado por uma customização no sistema de escapamento do carro, o que pode ter ligação direta com o vazamento de CO2.
Assim sendo, teoricamente, o ar-condicionado teria “facilitado” que o CO2 fosse “espalhado” dentro do veículo, e, a dessa forma, automaticamente inalado.
O que fazer para evitar esse tipo de situação?
Assim como dito anteriormente, normalmente, esses vazamentos acontecem por modificações nos sistemas do carro, principalmente no escapamento.
Por esse motivo, a principal dica é para evitar modificações que sejam contrárias ao modelo original em sistemas de tanta importância, e optar por mantê-lo totalmente original.
Além disso, realizar revisões constantes no veículo e se informar quanto às necessidades de manutenção do automóvel também são pontos cruciais para garantir uma maior segurança e manter-se livre dessas surpresas extremamente desagradáveis.
Aproveite e confira: Carro mais barato de 2023 fecha o ano com preço de R$ 69.990. Vale a compra?