Erros no app para acessar o IPVA e o Licenciamento? Saiba o que fazer

Através do aplicativo Carteira Digital de Transito, é possível acessar o CRLV atualizado após pagamento do IPVA e do Licenciamento do veículo. No entanto, muitos motoristas do Rio Grande do Sul, alegam encontrar dificuldades para acessar o documento no aplicativo. Nesse caso, veja o que fazer.

Saiba o que fazer caso não visualize o CRLV no CDT após o pagamento do licenciamento
CDT dá acesso ao CRLV e a CNH (Foto: Agência Brasília)

O que fazer em caso de pagamento do IPVA e o Licenciamento 2022 e o documento não aparecer no CDT

Com a virada do ano, os motoristas e proprietários de veículos devem se programar para pagar o IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, e o Licenciamento do carro, taxa para renovar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV.

Porém, mesmo após os tributos quitados, muitos proprietários do Rio Grande do Sul alegam que não conseguem obter o documento atualizado de 2022 através do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito.

VEJA TAMBÉM

Acontece que, assim como diversos aplicativos de smartphone, o CDT pode gerar instabilidades, o que dificulta a visualização correta das informações. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, o Detran-RS, ainda é possível encontrar algumas instabilidades em determinadas  versões do aplicativo. Caso seja o seu caso, o recomendado é atualizar ou reinstalar o mesmo.

No entanto, caso o problema continue, pode ser o caso de alguma pendencia na documentação do veículo. Se esse for o caso, o aconselhável é procurar os canais de atendimento do Detran, seja através do telefone (0800-905-5555), ou o chat presente site do órgão.

Saiba o que fazer caso não visualize o CRLV no CDT após o pagamento do licenciamento
é possível imprimir o CRLV (Foto: Divulgação)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Como imprimir o CRLV após pagar o licenciamento e o IPVA

No estado, não são mais emitidos o documento em papel moeda (o verdinho). Dessa forma, para quem licenciou o veículo para o ano em exercício, portar o CRLV digital, gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já é suficiente para transitar em todo o país.

No entanto, para quem preferir, é possível imprimir o documento anual do veículo (CRLV-e), após o licenciamento. Para ajudar proprietários nessa tarefa, o site do Detran orienta como fazer a impressão via Central de Serviços do DetranRS, Portal de Serviços da Senatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A impressão em folha simples (A4) pode ser feita em qualquer impressora, sendo sua validação por meio do QR Code presente no documento. Caso o proprietário não tenha acesso à impressora, poderá solicitar o serviço em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou com um despachante credenciado. No caso do CRVA, será cobrado em torno de R$ 10 pelo serviço.

O documento pode ser acessado virtualmente pela Central de Serviços do Detran, portal do Senatran ou pelo app CDT. Para isso, é preciso possuir cadastro no portal gov.br, o mesmo utilizado para outros serviços federais como o INSS, por exemplo. Depois, o login e senha serão necessários para acessar a Central, o portal do Senatran ou o app CDT.

Para imprimir o proprietário pode acessar o portal de serviços da Senatran, fazer cadastro/login, clicar no ícone relativo a “veículos” e depois sobre o quadro que corresponde ao veículo que deseja o documento. No link “CRLV Digital (.pdf)” será baixado o arquivo para impressão em folha branca A4.

Com informações: Detran-RS

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar