Produção de veículos cai mais de 40% em setembro

Dados da Anfavea mostram declive em relação ao mesmo mês do ano passado

Toyota Mirai 5

Montadoras produziram 42,1% menos carros em setembro | Foto: Divulgação

A crise do mercado automotivo continua afetando as montadoras. Em setembro, a produção de 174.240 automóveis foi 42,1% menor do que a registrada no nono mês de 2014 (216.565). O resultado ruim também diminuiu o número de licenciamentos de autos leves nacionais em 31,4%.

A comparação entre os meses dos dois anos não foi a única que resultou em dados negativos expostos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado do ano, houve baixa de 20,1% na produção e de 21,1% no licenciamento.

O segmento de comerciais leves foi o mais afetado. Em setembro, a categoria produziu 59,5% menos do que no ano passado. Os automóveis leves, por sua vez, tiveram a produção diminuída em 38,1% no mesmo período analisado.

LEIA MAIS: Vendas de veículos caem quase 30% em setembro em relação ao ano passado

Empregos e exportações

O setor de empregos também foi afetado e perdeu 644 funcionários da área de fabricação de automóveis em relação a agosto. Ante o ano passado, 10.604 postos de trabalho foram extinguidos e resultaram na queda de 8,3% do número de funcionários.

Já as exportações de automóveis montados não seguiram a maré ruim dos resultados acima e fecharam com alta de 29,1% ante o mesmo mês de 2014 e de 12,3% entre janeiro e setembro do biênio. Apesar disso, o valor foi menor. O montante arrecadado no mês foi de US$ 681,4 milhões, contra US$ 719,5 milhões no mesmo período, decréscimo de 5,3%.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA