Entre Polo, HB20 e Onix, qual hatch levar para casa?
Polo, HB20 e Onix. Qual dos três hatches mais vendidos do país é a melhor escolha? Comparamos as versões de entrada para ajudar.
Qual dos três carros mais vendidos do país (com exceção da Fiat Strada) levar para Casa? Polo, HB20 e Onix são três hatches com características semelhantes, mas cada um agrada mais os consumidores. Mas qual é o melhor?
Polo, HB20 e Onix – Qual escolher
Antes de mais nada vamos aos benefícios das versões de entrada de cada um
Hyundai HB20
O HB20 é um hatch compacto que oferece um design moderno e atraente. A versão de entrada, a Sense, conta com motor 1.0 que entrega até 80 cv e 10,2 kgf.m com etanol.
Entre os principais destaques do modelo estão as novas lanternas em LED integradas, direção elétrica, central multimídia de 8 polegadas, duplo airbag na parte da frente do veículo e piloto automático.
O modelo só deixa a dever na segurança, pois conquistou apenas 3 estrelas na avaliação da Latin Ncap.
É o mais barato dos três, vendido a partir de R$ 82.290.
Além disso, é o que vende menos, com 61.802 emplacamentos no ano.
GM Onix
Parece que este ano, o Onix não será o hatch mais vendido por conta do Polo que está à frente nas vendas.
Ainda assim, o hatch tem suas vantagens. Entre elas, estão as dimensões, visto que é o maior entre os três modelos comparados.
O Onix tem 1.471 mm de largura, 1.731 mm de comprimento e 2.551 mm entre-eixos, bem como o porta-malas de 303 litros.
Conta com motor 1.0 aspirado rende 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque, além do câmbio manual.
Ademais, se destaca pela segurança, assim como a economia. Diferente do HB20 recebeu 5 estrelas na avaliação do Latin Ncap, com destaque para os 6 airbags. E de acordo com o Inmetro, faz até 13,9 km/l (etanol) 16,7 km/l (gasolina) na estrada.
Está atrás nas vendas do VW Polo, com 70746 unidades vendidas de janeiro a setembro de 2023.
Por fim, o preço, a partir de R$ 85.290.
VW Polo
O Polo é reconhecido por sua qualidade de construção e a garantia da montadora alemã Volkswagen. Ganhou mercado após a saída do Gol do portfólio, assim passou a ser o carro mais barato da marca no país.
A versão de entrada, a Track, também é equipada com motor 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, mas entrega um pouco mais do que os concorrentes. Quando abastecido com etanol, o propulsor gera até 84 cv e 10,3 kgfm.
Também conta com vários itens de série, com destaque para a direção elétrica, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, Controle eletrônico de estabilidade (ESC ), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), entre outros.
Está a frente dos concorrentes com 71.927 unidades emplacadas, atrás apenas da Fiat Strada no ranking dos veículos mais vendidos do ano.
A única versão do Polo Track é vendida por R$ 86.390. (O mais caro entre os três).
Cada modelo possui seus pontos fortes e fracos, no entanto o que vai determinar a escolha são fatores como segurança, preço, espaço, entre outros.
Se fosse para eu escolher eu ficaria com GM Onix, por conta da segurança oferecida e o desempenho em relação ao consumo de combustível. E você qual escolhe?
Veja também: Afinal, o que ele tem de tão especial para ser o SUV mais vendido do Brasil?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.