Entenda o que está por trás da chocante foto de carros elétricos abandonados na China
Provavelmente você já viu essa imagem, no entanto, o real sentido da foto de carros elétricos abandonados na China é impactante! Confira.
Pode ser que você já tenha visto essa imagem mais de uma vez na internet, no entanto, o real sentido da foto de carros elétricos abandonados na China é impactante.
Carros elétricos abandonados na China
A categoria de veículos elétricos é um segmento extremamente atual no mundo automotivo.
Desta maneira, haver um ‘’cemitério’’ desses carros é algo no mínimo curioso, já que a proposta deles é justamente atender a uma demanda dinâmica.
Tendo em vista esse contexto, uma imagem que retrata o ‘’abandono’’ de veículos elétricos na China tem chamado a atenção na internet.
Principalmente em redes sociais, onde estão atualmente o maior fluxo de compartilhamento de informações, são vários os canais que reportaram a imagem preocupante.
Detalhes do ‘’abandono’’
O ‘’cemitério’’ de veículos elétricos que viralizou na internet registra o abandono de milhares de carros na China.
Dentre as marcas com mais veículos deixados de lado, se destacam montadoras como a Byd e a Geely.
As fabricantes chinesas são duas das maiores empresas responsáveis pela atualização do portfólio de veículos elétricos na Ásia e no mundo.
Esta notícia também é interessante: BYD Dolphin é o carro elétrico que está conquistando o mercado em tempo recorde!
O que está por trás da imagem do abandono
O cenário acontece na cidade de Hangzhou, capital da província de Zhejiang.
Lá estão largados modelos como: Byd e3, Geely Kandi K10 e Neta V, para citar alguns dos modelos de mais renome local ou internacional. Além disso, há veículos já emplacados entre o montante abandonado.
A situação é exatamente oposta ao contexto global em que montadoras como a Byd se inserem atualmente conforme a maior participação da eletricidade nos veículos.
Da mesma forma, o fato fica ainda mais chocante ao se perceber que os veículos abandonados não são dos mais antigos, pelo contrário.
Vale lembrar que a Byd, entre outras montadoras chinesas, passaram a ter alcance legitimamente internacional, com a criação de fábricas em diversos países do mundo, como por exemplo no Brasil.
Esse fato coloca a China e suas fabricantes automotivas no topo do mundo quando o assunto é eletrificação de veículos.
As imagens e vídeos que viralizaram nos últimos dias a respeito do abandono de veículos elétricos em solo chinês pelo youtuber e influenciador digital Serpentza.
O mar de carros elétricos abandonados inclui cerca de 10 mil modelos e geram novo debate sobre a relação produção-demanda na China.
Então qual seria o propósito da estratégia por trás dessa realidade?
Em outras palavras, há quem aponte para a tentativa de inflar o número de vendas desses modelos no país, desde que as montadoras não percam com isso.
Realidade ”velha”
Apesar dos desdobramentos recentes sobre o tema ”abandono de carros elétricos” na China, isso não é novidade por lá.
Desde 2021 existem relatos sobre o problema que vem ganhando projeção na Ásia.
Nesse sentido, fica ainda mais evidente o problema dos ”cemitérios” agora pelo crescimento do mercado de elétricos.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.