Entenda como funcionará o novo DPVAT 2025

Entenda de uma vez por todas como funcionará o novo DPVAT 2025 e tire todas as suas dúvidas sobre o seguro; confira detalhes!

A chegada do novo DPVAT 2025 veio junto a grandes polêmicas, afinal, o seguro já não era cobrado há um tempo (mais especificamente, desde o ano de 2020).

No entanto, anos após a extinção do seguro, o governo atual decidiu trazê-lo de volta para os motoristas. Dessa vez, de com grandes mudanças, a começar pelo nome.

Essa movimentação está cercada de dúvidas, afinal, o novo DPVAT 2025 estrará ou não em vigor? Acompanhe o Garagem360 e entenda de uma vez por todas!

Afinal, o novo DPVAT 2025 será ou não cobrado?

Bem, assim como dito anteriormente, a cobrança do novo DPVAT 2025, desde que foi anunciada, virou alvo de grandes discussões, e a maioria delas era contra a volta do seguro.

Dessa forma, com a decisão da Câmara dos Deputados de revogar a reintrodução do DPVAT, o futuro desse seguro parece ter sido selado. Ou seja, a cobrança não deverá ocorrer.

Para melhor entender, a nova proposta buscava alterar diversos fatores, a começar pelo nome, que seria SPVAT, além da estrutura do programa, visando uma maior transparência e eficácia na distribuição dos recursos.

Contudo, a falta de apoio político e a resistência por parte de alguns governadores foram pontos decidivos para que essa mudança não fosse adiante.

Confira também: Novo Seguro DPVAT é derrubado antes mesmo de iniciar; entenda motivos

Por que o DPVAT 2025 foi vetado?

Segundo as informações divulgadas a respeito da decisão da Câmara sobre o veto do novo DPVAT 2025, alguns críticos argumentavam que, apesar das reformulações prometidas, o novo SPVAT poderia repetir os mesmos erros do passado.

Isto é, o maior receio é sobre os interesses particulares em detrimento do bem-estar geral dos motoristas. Além disso, levantaram-se preocupações sobre o impacto financeiro para os proprietários de veículos, principalmente em um período econômico desafiador.

Por outro lado, defensores da proposta alegavam que a reintrodução do seguro era necessária para garantir uma proteção adequada às vítimas de acidentes de trânsito, cobrindo despesas médicas e compensações em caso de fatalidades ou invalidez permanente. 

No entanto, com a revogação do retorno do DPVAT pela Câmara, os planos para sua implementação em 2025 foram definitivamente arquivados. 

Foto: divulgação

Aproveite para conferir: Sucessor do Mobi é visto em terras brasileiras e pode chegar em 2026

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques