Entenda como fica o rodízio na sexta-feira, “emenda” do feriado

Como é tradicional, nesta quinta-feira (12), feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio veicular na cidade. Porém, você sabe o que acontecerá no dia seguinte, na “emenda” de sexta-feira? Confira a seguir como ficam as restrições de trânsito nesse dia.

Saiba como funciona o rodízio e demais restrições de trânsito na “emenda” do feriado

Segundo informa a prefeitura paulistana, o rodízio e as demais restrições de trânsito não vigoram na cidade nesta quinta-feira, seguindo o que já está previsto na legislação municipal. Na sexta-feira, o rodízio de carros continua suspenso para os carros com placas finais com dígitos 9 e 0, mas as demais restrições existentes na cidade voltam a valer:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

As faixas exclusivas de ônibus também não estarão liberadas. Ou seja, assim como em qualquer dia comum da semana, carros estarão proibidos de circular por essas faixas.

Entenda como fica o rodízio na sexta-feira, “emenda” do feriado
Avenida Paulista e outros corredores de trânsito estarão livres da ciclofaixa na sexta (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Na “emenda”, o motorista também não precisará se preocupar com as interdições parciais de vias. As ciclofaixas de lazer funcionarão apenas no dia do feriado, voltando a ser implantada no domingo (15) – como de costume no horário das 7h às 16h.

Relembre como funciona o rodízio municipal de veículos em São Paulo

Instituído por lei municipal, o rodízio veicular completou 25 anos em outubro do ano passado. O sistema impõe restrições à circulação no chamado Centro Expandido, nos períodos das 7h às 10h e das 17h às 20h, com base no dígito final da placa do veículo e do dia da semana.

A criação do rodízio teve por objetivo de reduzir o número de veículos em circulação nas vias públicas, durante os dias de semana, exceto feriados. Além de desafogar o trânsito, uma das motivações alegadas pela prefeitura, à época da criação dessa restrição, foi de caráter ambiental: com menos veículos circulando, a qualidade do ar seria melhorada. 

O respeito ao rodízio é obrigatório na área do Centro Expandido, delimitada pelas vias do Minianel viário – Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Entenda como fica o rodízio na sexta-feira, “emenda” do feriado
Mapa da área de abrangência do rodízio de veículos em São Paulo (Foto: Divulgação/CET-SP)

De acordo com o final de placa e do dia da semana, os veículos não podem circular nas ruas e avenidas dentro desse perímetro.

  • Placas finais 1 e 2 – segunda-feira
  • Placas finais 3 e 4 – terça-feira
  • Placas finais 5 e 6 – quarta-feira
  • Placas finais 7 e 8 – quinta-feira
  • Placas finais 9 e 0 – sexta-feira

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar