Entenda a regra dos 4 passageiros no Uber. Será que é proibido mesmo?

Extremamente utilizado para transporte individual ou compartilhado entre poucas pessoas, as viagens através da Uber são muito populares no Brasil atualmente, mas você conhece as regras a respeito das locomoções com mais de uma pessoa?

Uber para 4 passageiros: pode? 

Durante o auge da pandemia de Covid-19 no Brasil, motoristas da Uber, respaldados pela empresa, limitaram o acesso de passageiros no veículo como medida de proteção. 

Porém, com o passar do tempo e a atenuação da situação de pandemia no país, algumas revogações foram realizadas, entre elas, a permissão para transportar até 4 pessoas no veículo. 

VEJA TAMBÉM

No entanto, não são todos os motoristas do aplicativo que autorizam o acesso de mais de 3 pessoas para viagens, o que tem causado polêmica. 

Afinal, é permitido ter quatro passageiros em uma única viagem?

Aplicativo permite

A Uber, responsável pelas parcerias com motoristas e trabalhadores autônomos, permite o transporte de até 4 pessoas no veículo por viagem, como mostrado na própria plataforma na solicitação do cliente quando solicitada qualquer corrida. 

Aplicativo da Uber
Print da tela de solicitação de viagens que exibe o número permitido de passageiros (Foto: Captura de tela/ montagem Garagem360)

A imagem acima se refere a uma simulação de corrida solicitada pela reportagem do Garagem360. 

Na categoria ‘’Uber X’’, a mais acessível do aplicativo, consta a permissão para 4 usuários. Ou seja, uma no banco da frente e três nos assentos traseiros do carro.

No entanto, alguns motoristas se negam a realizar corridas com este número de passageiros por não acharem seguro o transporte de usuários no banco da frente, além de outros motivos. 

Dessa forma, alguns motoristas cancelam viagens quando percebem que se trata de um grupo de quatro passageiros.

Tal atitude tem gerado repercussão negativa entre os usuários da plataforma, que se sentem injustiçados ao não poderem usufruir do serviço, disponível em sua originalidade. 

De todo modo, o motorista que considerar a viagem insegura por algum motivo pode cancelar a viagem. Afinal, ele como proprietário do veículo tem a palavra final quanto ao transporte.

Porém, os passageiros que se sentirem invalidados de alguma forma podem reportar o caso à empresa.

Você também PRECISA saber disso: Passageiros da Uber podem receber multa de até R$ 350; veja os casos

Entenda a regra dos 4 passageiros no Uber. Será que é proibido mesmo?
Aplicativo de transporte privado é extremamente popular no país (Foto: Freepik)

Relatos de constrangimento

De acordo com alguns usuários do aplicativo, motoristas têm cobrado valores adicionais ao se depararem com corridas para quatro passageiros. 

A Uber proíbe a ação e gera punições aos colaboradores da empresa.

Vale lembrar que a Uber é responsável pelo processo de solicitação e de pagamento das viagens. Dessa forma, não há intervenção dos motoristas nessa ação.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar