Encher o tanque de gasolina ficou mais caro em agosto; confira

Encher o tanque de gasolina está mais caro e consome boa parte da renda familiar brasileira. Veja aqui tudo sobre o novo levantamento.

Se já não era fácil, encher o tanque de gasolina está mais caro. Isto é o que nos mostra novo levantamento referente ao segundo trimestre que passou. Assim, grande parte da renda das famílias fica na bomba do posto, com veremos.

Relação entre renda média e preço de combustível, como sempre, afeta os mais humildes

Relação entre renda média e preço de combustível, como sempre, afeta os mais humildes (Imagem: Agência Brasil – EBC)

Encher o tanque de gasolina está mais caro

Encher o tanque de gasolina está se tornando cada vez mais oneroso para as famílias brasileiras.

Isto porque o Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe, revelou dados preocupantes no segundo trimestre de 2023. Em média, o abastecimento consumiu 6,5% da renda das famílias do país.

Além disso, as disparidades regionais são evidentes, com o Nordeste liderando o ranking de gastos com combustíveis. Nessa região, o percentual atingiu alarmantes 10,6%, com Maranhão, Alagoas e Bahia no topo.

Por outro lado, o Sudeste e o Centro-Oeste registraram um impacto menor. Aqui destaca-se o Distrito Federal com apenas 3,5%.

Por fim, nas capitais, os percentuais de gastos foram mais baixos, em grande parte devido ao maior nível de renda. Porto Velho apresentou o maior percentual, com 9,0%, enquanto Florianópolis teve o menor, com apenas 3,3%.

Onde tem o combustível mais caro do Brasil?

Com essa análise dos preços dos combustíveis, fica evidente que os valores mais elevados da gasolina comum estão nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto isso, os mais baixos são encontrados no Sudeste e Centro-Oeste.

Para o etanol, a tendência se mantém, com os preços mais altos no Norte e Nordeste e os mais baixos no Centro-Oeste e Sudeste.

Agosto trouxe novos aumentos para a gasolina

Se já estava ruim, em agosto de 2023 a situação ficou ainda mais desafiadora para os consumidores. Isto porque os preços médios do diesel e da gasolina aumentaram, enquanto o Gás Natural Veicular (GNV) e o etanol tiveram uma redução.

Assim, comparando com julho, a gasolina comum teve um aumento de 2,0%, enquanto o etanol hidratado teve uma queda de 4,2% nos preços médios. Isso indica que encher o tanque pode se tornar ainda mais custoso em muitos estados brasileiros.

Abastecer com etanol vale mais a pena

Diante do encarecimento da gasolina e do barateamento do etanol em agosto, abastecer com o segundo tornou-se uma alternativa mais econômica em termos de rendimento.

Essa mudança é especialmente notável no Sudeste e Centro-Oeste. Nessas regiões o preço médio do etanol correspondeu a apenas 70,1% do valor da gasolina comum em agosto de 2023.

Essa marca representa o momento mais favorável para escolher o etanol desde 2018. Uma vez que encher o tanque de gasolina está mais caro, cada alívio é super bem-vindo para quem pode optar por alternativas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA