Empréstimo com garantia de veículo: será que é bom negócio?

O empréstimo com garantia de veículo tem se popularizado como uma opção para quem busca uma graninha de forma mais rápida com condições e encargos mais atraentes. Mas afinal, essa modalidade de crédito vale a pena?

Nós do Garagem360 vamos tentar responder essa pergunta levantando os prós e contras dessa alternativa. 

Empréstimo com garantia de veículo ganha força com Marco Legal das garantias

Com a aprovação da Lei 14.711/23 (Marco Legal das Garantias), as instituições financeiras desenvolveram novos produtos. Entre eles, o empréstimo com garantia do veículo, que nada mais é do que o veículo do solicitante servir como forma de quitar a dívida em caso de inadimplência. 

Em outras palavras, o banco “toma o veículo” se você não pagar as parcelas em dias. A legislação não especifica uma quantidade de parcelas atrasadas ou valor devido para que o banco possa executar a busca do veículo em um empréstimo com garantia. 

No entanto, é comum que o banco tente negociar amigavelmente com o credor com até três meses de atraso. 

Vantagens

Segundo Ricardo Bonzo Filho, head de veículos do C6 Bank, o crédito com garantia de veículo oferece tarifas mais competitivas. No C6 Bank, essa modalidade disponibiliza uma linha de até R$ 150 mil, dependendo do veículo. 

O prazo também é estendido, e o contratante pode quitar a dívida em até 60 meses. A taxa de juros parte de 1,45% ao mês, bem inferior do que as modalidades sem qualquer garantia física. 

“Com a extensão do crédito com garantia de veículo para não clientes, permitimos que pessoas que ainda não têm relacionamento com o C6 Bank consigam contratar uma linha de crédito que oferece condições mais vantajosas”, diz Ricardo Bonzo Filho, head de veículos do C6 Bank. 

Desvantagens

A maior desvantagem é a perda do veículo em caso de inadimplência. A instituição entra com uma ação de busca e apreensão, o carro é leiloado para quitar a dívida. 

Além disso, podem haver custos adicionais além da parcela, como taxas de avaliação do veículo e seguro, que acabam tornando o valor mais alto. 

Não pagar as parcelas do empréstimo com garantia, o banco "toma o veículo" - Foto: Divulgação
Não pagar as parcelas do empréstimo com garantia, o banco “toma o veículo” – Foto: Divulgação

Leia também:

Inadimplência pode gerr apreensão da CNH e passaporte – Decide STF

Vale a pena contratar empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia do veículo é indicado para pessoas que:

  • Possuem um veículo quitado
  • Necessitam de um valor mais alto do que o oferecido em um empréstimo pessoal
  • Priorizam taxas de juros mais baixas
  • Têm um bom histórico de crédito
  • Tem condições de honrar com o pagamento de parcelas até o final para não ficar sem o bem. 

Ricardo ainda ressalta que para contratar esse tipo de empréstimo é preciso estar livre de pendências financeiras e judiciais, o veículo não pode ter mais do que 15 anos de fabricação e pertencer à categoria leve (peso bruto de até 3,5 toneladas). 

Por fim, você não precisa entregar o veículo para o banco, vai poder usá-lo normalmente enquanto quita as parcelas do empréstimo. 

E você, teria coragem de fazer um empréstimo e usar o veículo como garantia? Conte para nós abaixo, nos comentários.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar